Este é um post simples e rápido, mas nem por isso menos importante. Muitas pessoas ainda acham o Linux uma mudança muito forte nas organizações, principalmente quando se trata do usuário final.
Uma mudança que a IBM/Lotus está fazendo é tentar ajudar os administradores/gerentes de TI a verem o ambiente Linux com bons olhos e para isso está suportando o Lotus Notes, Sametime e Symphony nativamente neste ambiente.
A versão R8 do Lotus Notes trás muitos melhoramentos, inclusive a utilização de aplicações compostas e a possibilidade de agregação de aplicações dentro do cliente, ou seja, o usuário só precisa de uma única interface para usar seus principais aplicativos. É claro que isso não se aplica a todos os usuários de uma corporação, mas se você pensar no dia-a-dia de uma organização, a maioria dos usuários utilizam no máximo uns 10 programas para trabalhar e muitos até já estão com interfaces Web. Em termos de custo, a mudança para um ambiente em Linux pode ser bem atrativa e de certa forma mais segura também, visto que a existência de vírus para esse ambiente é muito baixa, ou quase nula.
Aqui neste post estarei mostrando a instalação do Lotus Notes R8 em um ambiente Linux (SuSe Linux Enterprise Desktop 10). Veja como é simples a instalação do Lotus Notes R8 nos passos abaixo:
Após o término da instalação você deve entrar com um usuário comum no ambiente para configurar o Lotus Notes R8. Não utilize o usuário administrativo para executar o Lotus Notes. Um exemplo de configuração do Lotus Notes você pode pegar nesse post.
Ao final você terá o Lotus Notes R8 no Linux.
Figura 01 - Lotus Notes R8 no SLED 10.
Como você pode ver, o Lotus Notes em Linux pode sim ajudar a trazer as suas aplicações para esse sistema operacional e mudar a ideia que Linux só server para servidores.
Um comentário:
Edson Lotus Notes no Linux realmente é muito bom.Se vc tiver algum documento sobre o Lotus Notes 8.0.1 para ser instalado no Ubuntu 8 seria ótimo você mostrar aqui no seu blog.
Postar um comentário