sábado, 31 de maio de 2008

Instalando o Lotus Notes R8 no Linux

Este é um post simples e rápido, mas nem por isso menos importante. Muitas pessoas ainda acham o Linux uma mudança muito forte nas organizações, principalmente quando se trata do usuário final.

Uma mudança que a IBM/Lotus está fazendo é tentar ajudar os administradores/gerentes de TI a verem o ambiente Linux com bons olhos e para isso está suportando o Lotus Notes, Sametime e Symphony nativamente neste ambiente.

A versão R8 do Lotus Notes trás muitos melhoramentos, inclusive a utilização de aplicações compostas e a possibilidade de agregação de aplicações dentro do cliente, ou seja, o usuário só precisa de uma única interface para usar seus principais aplicativos. É claro que isso não se aplica a todos os usuários de uma corporação, mas se você pensar no dia-a-dia de uma organização, a maioria dos usuários utilizam no máximo uns 10 programas para trabalhar e muitos até já estão com interfaces Web. Em termos de custo, a mudança para um ambiente em Linux pode ser bem atrativa e de certa forma mais segura também, visto que a existência de vírus para esse ambiente é muito baixa, ou quase nula.

Aqui neste post estarei mostrando a instalação do Lotus Notes R8 em um ambiente Linux (SuSe Linux Enterprise Desktop 10). Veja como é simples a instalação do Lotus Notes R8 nos passos abaixo:

SNAG-0000 Utilizando um usuário administrador ou o próprio "root" você pode descompactar o pacote do Lotus Notes R8 ou simplesmente rodar através de um CD o instalador. Nesse meu exemplo eu estou utilizando um pacote (.tar), e descompactei em uma pasta no desktop.
SNAG-0001 Com o pacote descompactado, basta dar um clique duplo com o mouse no arquivo SETUP.SH. O ambiente irá perguntar se você quer executar ou verificar o script. Clique na opção RUN.
SNAG-0002 Após a inicialização, o programa de instalação já é aberto e começa a pedir as informações para instalar o Lotus Notes R8. Nesse primeira tela clique em NEXT para continuar.
SNAG-0003 Aceite o contrato de utilização do Lotus Notes R8 e clique em NEXT.
SNAG-0004 Nesta tela o ambiente está perguntando onde será feita a instalação dos arquivos de programa. O programa de instalação dá como opção o seguinte diretório:

/opt/ibm/lotus/notes

Essa é apenas uma sugestão, você precisa colocar o arquivo de programas do Lotus Notes R8 em uma pasta que todos os usuários que irão usar essa máquina poderão acessar. No meu exemplo eu apenas diminuí um pouco o campo: /opt/lotus/notes. Clique em NEXT para continuar.
SNAG-0005 Selecione o idioma que você deseja instalar. Clique em NEXT.
SNAG-0006 Selecione quais são os componentes que você quer instalar. Aqui fiz a seleção dos seguinte componentes:

* Activities (para gerenciar atividades, esse componente requer o Lotus Connections)
* Sametime (para IM e aviso de presença, esse componente requer o Lotus Sametime)
* Lotus Symphony (Editor de Texto, Planilha e Apresentação)

Clique em NEXT.
SNAG-0007 Nesta tela tem um resumo da instalação, clique em NEXT para iniciar a instalação do Lotus Notes R8.
SNAG-0009 Barra de progresso da instalação do Lotus Notes R8.
SNAG-0010 Se a instalação terminar sem problemas, o programa irá apresentar uma mensagem de sucesso. Clique em FINISH.

Após o término da instalação você deve entrar com um usuário comum no ambiente para configurar o Lotus Notes R8. Não utilize o usuário administrativo para executar o Lotus Notes. Um exemplo de configuração do Lotus Notes você pode pegar nesse post.

Ao final você terá o Lotus Notes R8 no Linux.

SNAG-0008

Figura 01 - Lotus Notes R8 no SLED 10.

Como você pode ver, o Lotus Notes em Linux pode sim ajudar a trazer as suas aplicações para esse sistema operacional e mudar a ideia que Linux só server para servidores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Edson Lotus Notes no Linux realmente é muito bom.Se vc tiver algum documento sobre o Lotus Notes 8.0.1 para ser instalado no Ubuntu 8 seria ótimo você mostrar aqui no seu blog.