segunda-feira, 9 de julho de 2007

Instalação do Lotus Quickr 8.0 - Parte II


Continuando com nossa instalação do Lotus Quickr 8.0, nesse post estarei mostrando como pode ser feita a instalação do Lotus Notes e a conexão dele com o servidor Lotus Domino. Esse passo não é necessário, pois os ajustes de configuração do Lotus Domino para trabalhar com o Lotus Quickr podem ser feitos utilizando a console de administração via web. Como estou mais acostumado com a utilização do Lotus Notes para administrar, vou estar fazendo essa instalação.

Um ponto importante é que estou montando um servidor de teste e geralmente em outros ambientes eu prefiro não instalar o Lotus Notes no servidor.

A instalação do Lotus Notes é bem simples, muito parecido com o que fizemos na instalação do Lotus Domino, o primeiro passo é instalar o aplicativo e depois fazemos a configuração. Abaixo estão os passos de instalação:
Quando você executa o programa de instalação, a primeira tela que aparece é de informações sobre o produto, clique em NEXT para continuar.
Aceite o contrato de licença do software e clique em NEXT.
Informe seu nome e empresa onde trabalhar e clique em NEXT.
Informe e quais diretórios irão ficar os programas e dados do Lotus Notes. Isso é muito parecido com o que fizemos na instalação do Lotus Domino. É importante lembrar que nomes com espaço podem não funcionar muito bem no Windows. Clique em NEXT.
Por padrão, o programa de instalação só traz selecionado o Lotus Notes. No nosso caso selecione também o Domino Designer e Domino Administrator. Clique em NEXT para continuar.
Na tela ao lado, você pode deixar o Lotus Notes como padrão ou não de correio no computador onde está sendo realizada a instalação. Como irei falar sobre os Conectores mais para frente, deixei selecionado. Clique em INSTALL para iniciar a instalação do produto.
Se a instalação terminar com sucesso aparecerá a tela ao lado. Clique em FINISH para encerrar o programa de instalação.


Conectando o Lotus Notes com o Lotus Domino

Esse também é um passo bastante simples da instalação, onde iremos fazer a conexão do cliente com o servidor. Veja abaixo:
Para iniciar a configuração do Lotus Notes basta iniciar o programa. Quando ele é iniciado pela primeira vez entra automaticamente no modo de configuração.

Na primeira tela que aparece são colocadas as informações sobre os tipos de configuração que podemos estar fazendo. Clique em NEXT.
A próxima tela é para informar os dados de conexão com o Lotus Domino. Entre com um nome, que no nosso caso é o próprio administrador do Lotus Domino e com o nome do Servidor Domino.

Veja que no nome do Servidor é colocado "DOMINO/LOTUS" (nome escolhido por mim na instalação do Lotus Domino), se não foi incluído esse nome no arquivo de HOSTS da máquina ou no DNS, você terá que informar qual é o endereço do servidor, para isso clique em NEXT.

Observação: Caso o programa de instalação encontre o servidor ele irá pedir a senha do usuário que você colocou nessa tela.
Quando a aparece a tela ao lado, o programa de instalação não encontrou o servidor Lotus Domino. Nesse caso selecione a opção "Set up a connection to a local area network (LAN)" e clique em NEXT.
Na tela seguinte selecione TCP/IP como protocolo de rede e no nome/endereço de IP informe o nome DNS do servidor, que no nosso caso é "quickr.lotus.com.br". Clique em NEXT.
Se o programa de configuração achar o servidor irá verificar se existe o usuário que você informou no começo da configuração, caso o usuário seja encontrado o programa irá pedir a senha. Informe a senha do usuário e clique em OK.
Caso você tenha um servidor de Lotus Sametime instalado e no mesmo domínio, poderá informar nessa tela qual é seu endereço do servidor, nesse caso o Lotus Notes irá trabalhar com o serviço de presença (awareness). Em nosso exemplo vamos ignorar essa opção. Clique em NEXT.
Caso você queira utilizar o Lotus Notes para outros serviços como POP, IMAP, NNTP, entre outros, poderá fazer isso selecionando o serviço na tela ao lado. Aqui não estaremos fazendo nenhuma outra configuração, por tanto, não selecionei nenhum outro serviço. Clique em NEXT para concluir a configuração do Lotus Notes.

Após o termino da configurações o Lotus Notes irá mostrar uma tela como da Figura 01.



Figura 01 - Lotus Notes instalado e configurado


Divisão das publicações

Com esse post terminamos a primeira parte da nossa instalação. Veja a tabela abaixo.
Status Post Descrição
Concluído Instalação do Lotus Quickr 8.0 - Parte I Instalação e configuração do Lotus Domino Application Server R7, configuração e instalação do Fix Pack 1.
Concluído Instalação do Lotus Quickr 8.0 - Parte II Instalação do Lotus Notes All Client e conexão com o Lotus Domino.
Aguardando... Instalação do Lotus Quickr 8.0 - Parte III Instalação do Lotus Quickr 8
Aguardando... Instalação do Lotus Quickr 8.0 - Parte IV Configuração do Lotus Quickr 8 e do Lotus Domino R7.


Agora é só aguardar um pouco os próximos passos da instalação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Edson tenho lido seu blog com uma certa frequência e está muito bom. Deve estar te dando um trabalhão...
Bom a pergunta é a seguinte fiz a instalação do Quickr no Domino e já apliquei o primeiro fix. Vc sabe quando vão estar disponíveis os templates novos do Quickr?

Kenio Carvalho

Edson Oliveira disse...

Kenio,

eu ainda não tenho a data do lançamento dos novos places. No blog http://www.lotusrockstar.com/blog/robblog.nsf você poderá encontrar alguns filmes sobre os templates. Quando tiver a data publico no blog.

Até +,