sábado, 25 de agosto de 2007

Migrar ou Atualizar


Dentro do mundo da informática é muito comum escutar alguém falar sobre migração quando sai uma nova versão de um software. Em muitos casos isso acaba sendo verdade devido as mudanças e features que são colocadas dentro de um determinado produto, porem migrar é um problema em muito dos casos. Entretanto existem sistemas que são mais simples e proporcionam atualização sem a necessidade de migrar.

Fui procurar o real significado das palavras antes de iniciar esse post, e olhe o que achei:
Migrar (lat migrare) vint 1 Passar de uma região para outra. 2 Zool Passar periodicamente de uma região ou clima a outro, para procurar alimentação ou para procriar. 3 Inform Movimentar-se (dados) entre um dispositivo de alta prioridade ou em linha e um dispositivo de baixa prioridade ou fora de linha.
Atualizar (atual+izar) vtd e vpr Tornar(-se) atual; modernizar(-se).

Tabela 01 - Diferença entre migrar e atualizar. Fonte: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis


Um resumo que estou considerando é que Migrar está mais voltado ao sentido de mudança enquanto Atualizar está mais para modernização.

O que quero mostrar para vocês é que essa sutil troca de palavras pode ter um grande impacto nas organizações. Todas as vezes que falamos sobre migrar um sistema, as pessoas envolvidas em um projeto já começam a ficar preocupadas, pois o que vem em mente são projetos com cronogramas enormes.

O grande sentido desse post é falar um pouco sobre a nova versão do Lotus Domino/Notes. Hoje em dia a atualização do Lotus Notes para essa última versão não é nada preocupante, é claro que estou pensando somente em correio eletrônico. Quando falamos de aplicações sempre existem análises que devem ser feitas, mas um ponto que a Lotus e depois a IBM sempre teve em mente no desenvolvimento dessa plataforma foi o suporte a aplicações que foram desenvolvidas em versões anteriores.

Quando a versão 7.0 do Lotus Domino/Notes foi apresentada ao mercado, um parceiro dos EUA fez um teste bem simples, pegou uma aplicação desenvolvida na versão R2 e tentou trabalhar com ela na versão R7. Você sabe o que aconteceu? A aplicação rodou sem nenhum problema. Eu aposto que se pegarmos essa mesma aplicação e colocarmos na versão R8 ela irá funcionar.

Apesar de uma grande revolução no client da versão R8 do Lotus Notes, os administradores podem ficar tranqüilos pois irão fazer uma ATUALIZAÇÃO e não migração. Eu estou utilizando essa versão desde o beta 2, que foi lançado em abril deste ano, e não tive nenhum problema de compatibilidade com as aplicações ou até mesmo com o meu correio. Hoje já estou na versão gold e cada vez mais fico contente com o trabalho feito pelos desenvolvedores.


Figura 01 - Gráfico de atualização do Lotus Domino/Notes


É importante ressaltar sobre essa compatibilidade com versões anteriores do Lotus Domino/Notes, isso acaba sendo um grande facilitador para fazer a atualização do produto.

Se analisarmos um pouco as organizações, TI é um ponto fundamental porque pode proporcionar facilidades para todos os colaboradores/funcionários, mas as vezes tem um custo muito alto. Utilizar sistemas que podem ser atualizados com mais facilidade e a um baixo custo, é o sonho de qualquer CIO. E para as empresas que já utilizam o Lotus Domino/Notes isso pode ser alcançado.

Agora você já sabe, quando for falar sobre Lotus Domino/Notes R8 você não irá migrar e sim atualizar o sistemas para proporcionar maiores funcionalidades/facilidades aos usuários e administradores.

2 comentários:

lig disse...

Edson,
Não o conheço. Mas gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho o qual vem realizando. Caso pense em desistir, não o faça. Na época que tinha tempo de dar aulas (professor), aprendi muito e adotei o seguinte lema "é ensinando que se aprende mais". Boa sorte companheiro, tudo de bom para você.

Nilson Gil

Edson Oliveira disse...

Obrigado pelo comentário Nilson, mas não se preocupe que não vou parar, a tendência é só aumentar os posts aqui.