Dentro do mundo da informática é muito comum escutar alguém falar sobre migração quando sai uma nova versão de um software. Em muitos casos isso acaba sendo verdade devido as mudanças e features que são colocadas dentro de um determinado produto, porem migrar é um problema em muito dos casos. Entretanto existem sistemas que são mais simples e proporcionam atualização sem a necessidade de migrar.
Fui procurar o real significado das palavras antes de iniciar esse post, e olhe o que achei:
Migrar | (lat migrare) vint 1 Passar de uma região para outra. 2 Zool Passar periodicamente de uma região ou clima a outro, para procurar alimentação ou para procriar. 3 Inform Movimentar-se (dados) entre um dispositivo de alta prioridade ou em linha e um dispositivo de baixa prioridade ou fora de linha. |
Atualizar | (atual+izar) vtd e vpr Tornar(-se) atual; modernizar(-se). |
Tabela 01 - Diferença entre migrar e atualizar. Fonte: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis
Um resumo que estou considerando é que Migrar está mais voltado ao sentido de mudança enquanto Atualizar está mais para modernização.
O que quero mostrar para vocês é que essa sutil troca de palavras pode ter um grande impacto nas organizações. Todas as vezes que falamos sobre migrar um sistema, as pessoas envolvidas em um projeto já começam a ficar preocupadas, pois o que vem em mente são projetos com cronogramas enormes.
O grande sentido desse post é falar um pouco sobre a nova versão do Lotus Domino/Notes. Hoje em dia a atualização do Lotus Notes para essa última versão não é nada preocupante, é claro que estou pensando somente em correio eletrônico. Quando falamos de aplicações sempre existem análises que devem ser feitas, mas um ponto que a Lotus e depois a IBM sempre teve em mente no desenvolvimento dessa plataforma foi o suporte a aplicações que foram desenvolvidas em versões anteriores.
Quando a versão 7.0 do Lotus Domino/Notes foi apresentada ao mercado, um parceiro dos EUA fez um teste bem simples, pegou uma aplicação desenvolvida na versão R2 e tentou trabalhar com ela na versão R7. Você sabe o que aconteceu? A aplicação rodou sem nenhum problema. Eu aposto que se pegarmos essa mesma aplicação e colocarmos na versão R8 ela irá funcionar.
Apesar de uma grande revolução no client da versão R8 do Lotus Notes, os administradores podem ficar tranqüilos pois irão fazer uma ATUALIZAÇÃO e não migração. Eu estou utilizando essa versão desde o beta 2, que foi lançado em abril deste ano, e não tive nenhum problema de compatibilidade com as aplicações ou até mesmo com o meu correio. Hoje já estou na versão gold e cada vez mais fico contente com o trabalho feito pelos desenvolvedores.
É importante ressaltar sobre essa compatibilidade com versões anteriores do Lotus Domino/Notes, isso acaba sendo um grande facilitador para fazer a atualização do produto.
Se analisarmos um pouco as organizações, TI é um ponto fundamental porque pode proporcionar facilidades para todos os colaboradores/funcionários, mas as vezes tem um custo muito alto. Utilizar sistemas que podem ser atualizados com mais facilidade e a um baixo custo, é o sonho de qualquer CIO. E para as empresas que já utilizam o Lotus Domino/Notes isso pode ser alcançado.
Agora você já sabe, quando for falar sobre Lotus Domino/Notes R8 você não irá migrar e sim atualizar o sistemas para proporcionar maiores funcionalidades/facilidades aos usuários e administradores.
2 comentários:
Edson,
Não o conheço. Mas gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho o qual vem realizando. Caso pense em desistir, não o faça. Na época que tinha tempo de dar aulas (professor), aprendi muito e adotei o seguinte lema "é ensinando que se aprende mais". Boa sorte companheiro, tudo de bom para você.
Nilson Gil
Obrigado pelo comentário Nilson, mas não se preocupe que não vou parar, a tendência é só aumentar os posts aqui.
Postar um comentário