domingo, 15 de julho de 2007

IE x Firefox

Quando iniciei meu blog, comecei a utilizar os sites de análise para saber como seria a audiência. No meu caso estou utilizando dois analisadores, o Google Analytics e o Performancing Metrics.

Faz mais ou menos 1 mês que estou fazendo essa analise e o que me impressionou foi a diferença entre os browsers utilizados. O resultado que estou tendo é uma utilização maior do browser de código aberto Firefox. Veja a figura abaixo com o resultado de 1 mês.


Figura 01 - Estatística do meu blog sobre browsers

Uma boa resposta para essa utilização do Firefox é devido ao meu blog ser mais técnico e geralmente o pessoal do bit/byte gosta mais do Firefox do que do IE.

Eu procurei sobre a utilização do Firefox na Internet e segundo uma pesquisa da Net Applications publicada pela IDG Now, o navegador está com 15,42% de participação contra 78.03% do Internet Explorer. Um ponto positivo para o Firefox é que a maioria das empresas de tecnologia já estão suportando esse browser em suas aplicações, o que pode ajudar em seu crescimento.

Mas essa briga entre IE e Firefox tende a esquentar, pois está entrando um novo concorrente, o Safari que é o navegador da Apple. Hoje ele está com 5,49%, segundo a mesma pesquisa, conquistando o terceiro lugar. Segundo o site da Apple o Safari é mais rápido que qualquer outro browser, mas eu acho que ele fica devendo um pouco na interface que não é muito atrativa.

Eu irei continuar monitorando meu blog para saber como vai ficar essa utilização dos navegadores e estarei fazendo novas publicações sobre esse resultado.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Edson. Meu blog tem números bem parecidos com o seu quanto aos browsers utilizados para acessá-lo.

Acho que pode ser mesmo um tendência no mundo dos técnicos, mas ... efetivamente é uma tendência interessante.

Em pouco tempo espera-se o FireFox 3. Muito menos tempo passou entre o FireFox 2.0 e o 3.0 do que entre o IE 6 e o 7. Em outras palavras, mais inovação e funcionalidades se vc utiliza FireFox. Mais benefício para o usuário final.

Vamos ver como isso evolui... :)