terça-feira, 12 de junho de 2007

IBM Websphere Dashboard Framework - Parte II

Nessa segunda parte vou estar falando sobre a interface do WDF 6.0 e como configurar o Tomcat, que será nosso servidor de aplicações. Para não perder tempo vamos direto ao assunto.

Interface

Após ter feita a instalação com sucesso, o WDF está pronto para ser utilizado, para acessar basta ir em START -> Programs -> IBM Websphere -> Portlet Factory -> Designer. Quando você inicia o programa, já aparece uma mensagem que algumas pessoas que não utilizam o Eclipse podem ficar se perguntando "o que é esse workspace?". Nessa tela é solicitada onde fica a área de trabalho do Eclipse, ou seja, você irá apontar para um diretório ou poderá deixar o valor default que será utilizado para armazenar os dados da área de trabalho. No meu caso eu criei um diretório no drive "D" do meu computador com o nome "D:\IBM\projetos\workspace". Para evitar que toda vez o Eclipse pergunte isso, basta marcar a opção "Use this as the default and do not ask again".


Figura 1 - Workspace Launcher


Quando o Eclipse abre pela primeira vez aparece a tela de Welcome. Para entrar na interface clique sobre o ícone que representa uma seta.


Figura 2 - Tela de Welcome no Eclipse 3.2


Um conceito utilizado dentro do Eclipse é a utilização de perspectivas, ou seja, maneiras diferentes de ver a tela conforme o projeto que você está trabalhando. O WDF possui a sua própria perspectiva que é instalada no Eclipse. Se essa perspectiva não estiver ativa, o próprio Eclipse altera quando você cria um novo projeto baseado em WDF.


Figura 3 - Perspectiva do WDF no Eclipse 3.2


Na figura 3 podemos ver algumas marcações que são explicadas abaixo:
  • O número 1 representa o Project Explorer. Nele são apresentados os projetos que você tem em seu workspace.
  • O número 2 é o Outline. Quando você cria um projeto e adiciona um model (iremos falar sobre model na parte III) ao projeto é nessa área que você adiciona os builders.
  • O número 3 é a Área Principal de Trabalho, ou seja, onde você irá trabalhar com os Builder Call Editors.
  • O número 4 é onde os erros/tarefas do projeto são apresentados
  • O número 5 é o menu de perspectiva. Como disse quando estamos trabalhando com um projeto do WDF, a perspectiva já é selecionada para esse modelo, mas você pode estar alterando para a perspectiva java para ver a diferença.

Esses são os principais pontos da interface Eclipse + WDF. Nesse ponto eu vou dar uma quebrada para falar um pouco do Tomcat e depois continuamos a trabalhar com o WDF.

TOMCAT

Para quem não sabe, o Tomcat é um Web Aplication Server desenvolvido pela The Apache Software Fundation (www.apache.org) que suporta Java Servlet e JavaServer Pages e seu desenvolvimento é feito de uma maneira colaborativa, onde qualquer programador ao redor do mundo pode estar participando deste projeto.

Um pergunta que pode estar passando por sua cabeça "Por que utilizar o Tomcat, nós não estamos desenvolvendo portlets para o Websphere Portal?". Isso é verdade, o resultado final desses posts será um portlet que estaremos colocando dentro do Websphere Portal, mas a utilização do Tomcat vai nos ajudar no desenvolvimento pois não estarei instalando um Websphere Portal em minha máquina, isso eu já tenho pronto em um servidor e só para vocês terem uma idéia o Websphere Portal necessita de no mínimo 2Gb de memória RAM para rodar e nem todos desenvolvedores tem isso em suas máquinas. Um outra opção que poderia estar utilizando seria o Websphere Application Server, que é mais leve que o Webphere Portal, mas como realmente eu estou querendo otimizar recursos vou de Tomcat. Um ponto importante é que o Tomcat é suportado pela IBM somente para a máquina do desenvolvedor, ou seja, se você pegar um projeto feito no WDF e quiser instalar em um Tomcat de produção isso não é suportado.

A instalação do Tomcat é muito simples, basta baixar o código da página tomcat.apache,org e descompactar o servidor dentro de um diretório a sua escolha. Um detalhe importante é sobre a versão, o WDF suporta somente a versão 5.5.23 do Tomcat.


Figura 4 - Página de Download do Tomcat 5.5.23


Você deve baixar o Core do Tomcat e pode pegar, por exemplo, o arquivo .zip como é mostrado na figura 4.

A instalação é muito simples, como já mencionei, basta extrair o arquivo para um diretório que você queira. No meu ambiente eu extrai o Tomcat no diretório "d:\tomcat".


Figura 5 - Descompactando o Tomcat 5.5.23


Um pré-requisito desta versão é o JRE, você pode estar baixando do site java.com. Antes de iniciar o Tomcat devemos configurar o JRE_HOME, que pode ser feita de duas maneiras, ou em uma variável de ambiente do windows ou via comando de linha, no meu caso eu decidi fazer via comando de linha e acabei criando dois arquivos .bat para iniciar e parar o Tomcat..

Iniciar o TOMCAT (Start TOMCAT.bat) Parar o TOMCAT (Stop TOMCAT.bat)
@ECHO OFF
set JRE_HOME=C:\Program Files\Java\jre1.6.0_01
d:
cd\tomcat\apache-tomcat-5.5.23\bin
call startup.bat
@Echo ON
@ECHO OFF
set JRE_HOME=C:\Program Files\Java\jre1.6.0_01
d:
cd\tomcat\apache-tomcat-5.5.23\bin
call shutdown.bat
@Echo ON


Após iniciar o Tomcat aparece uma janela de command com o status do servidor.


Figura 6 - Iniciando o Tomcat


Esses são os principais pontos para colocar o Tomcat em funcionamento, maiores informações podem ser encontradas no site do Tomcat.

Criando um projeto no WDF

Vamos agora voltar ao WDF para criar um novo projeto. O primeiro passo é a criação de um projeto dentro do WDF e para isso basta clicar no botão NEW e escolher a opção PROJECT...




Clique na opção Websphere Portlet Factory e selecione WebSphere Portlet Factory Project.



Dê um nome para o seu projeto, aqui utilizarei o nome EXEMPLO, clique em NEXT.



Essa é uma parte muito importante, onde você irá selecionar quais recursos do WDF irão fazer parte de seu projeto. Os recursos que selecionei foram:
WebSphere Dashboard Framework -> Dashboard Framework É a base do WDF, deverá ser selecionado sempre.
WebSphere Dashboard Framework -> GreenPoint Web Chart Builder Adiciona os builders para desenvolvimento de Web Chart.
Integration Extension -> Excel Extension Adiciona builders para trabalhar com planilhas Excel.
Charting Selecionado automaticamente quando a opção GreenPoint Web Chart Builder é selecionada.


Obs.: Se você quiser adicionar novos elementos a um projeto criado basta utilizar a tela de configuração do projeto.

Clique em NEXT para continuar.



Nessa próxima janela são mostradas as informações do projeto incluindo bibliotecas que serão utilizadas. Clique em NEXT.



Na tela a seguir será feita a configuração de qual servidor de aplicativos e de portal estaremos utilizando para deployment. Para adicionar os servidores é necessário clicar no botão Add...



Para o servidor de aplicações, entre com o nome, o tipo e a localização do diretório webapps no Tomcat.



Como não tenho um servidor de portal na minha máquina, estarei colocando que o deployment será em um diretório local. Com isso quando eu quiser instalar os portlets no Websphere Portal eu preciso entrar na interface de administração. Se eu tivesse instalado um Portal nessa máquina, o deployment poderia ser feito automaticamente.



Voltando a tela de Deployment Configuration, selecione as configurações que você criou. Lembre-se que essa configuração é feita uma única vez, ou seja, qualquer outro projeto que você venha a criar poderá utilizar a mesma configuração. Clique em Finish para criar seu projeto.



Na criação, o WDF irá perguntar se você deseja adicionar alguns arquivos .jar. Clique em Yes.



Após a criação, o WDF irá perguntar se você irá querer fazer o Deploy do projeto. Clique em Yes e aguarde a execução do processo ou clique em Run in Background.



Após a criação do projeto você verá uma tela parecida a que está abaixo. Existe um arquivo chamado Readme_deshboard.txt que contem um endereço e uma licença, isso é para baixar o WebCharts3D, um programa que pode ser utilizado para a customizações dos gráficos no Dashboard. Para o nosso exemplo na parte III nós estaremos utilizando esse utilitário.



Com isso terminamos a segunda parte. Na última parte desse artigo vamos estar criando um mapa do Brasil com alertas.

Nenhum comentário: