sábado, 9 de junho de 2007

IBM Websphere Dashboard Framework - Parte I

Esse post vai ser um pouco diferente, eu vou estar falando do Websphere Dashboard Framework, mas estarei fazendo isso em 3 partes. Decidi fazer isso para não ficar um documento muito grande, visto que estarei falando desde a instalação até o exemplo de criação de um portlet baseado no builder MAP, que faz parte da nova versão do produto. Os posts vão ser divididos da seguinte forma arquitetura e instalação, interface e configuração de um aplication server e por último a criação de um dashboard onde irei colocar alertas no mapa do Brasil.

O que é o IBM Websphere Dashboard Framework?

Com a aquisição da bowstreet pela IBM, foram criados dois novos produtos de desenvolvimento o IBM Websphere Portlet Factory e o IBM Websphere Dashboard Framework. O primeiro produto é a base para o Dashboard Framework, que tem por objetivo a criação de dashboards de uma maneira fácil e rápida para serem utilizando dentro do IBM Websphere Portal. O Websphere Dashboard Framework tem, alem dos módulos para a criação de gráficos, a possibilidade de criação de indicadores, filtros e alertas.


Figura 1 - IBM Websphere Dashboard Framework


O Websphere Dashboard Framework tem componentes de integração com a camada de dados como provider e consumer que são requisito para uma infra-estrutura baseada em SOA (service oriented architecture), nesse sentido podemos dizer que é um produto totalmente integrado com essa nova filosofia de arquitetura (SOA).

Uma direção que vem sendo trabalhada pela IBM é a disponibilização de facilidades para a utilização de suas ferramentas e o Websphere Dashboard Framework também recebeu uma atenção especial. Nessa nova versão a IBM criou alguns templates de KPI (Key Performance Indicators) baseados no WDF (Websphere Dashboard Framework), que podem ser utilizados para acelerar a disponibilização de informações no Websphere Portal. O templates disponíveis são Banking, Insurance, Manufacturing, Executive, Sales e Information Tecnology. Esses templates são uma coleção de modelos pré-construídos que podem ser modificados dependendo da necessidade do negócio. Para maiores informações sobre os templates ou até mesmo para baixar algum deles clique aqui.


Figura 2 - IBM Dashboard KPI for Banking


Uma das grandes facilidades que o WDF traz é a possibilidade de estar integrando vários sistemas dentro de um único dashboard, ou seja, para montar uma página de dashboard eu posso estar lendo dados de um SAP, ou de um Siebel ou até mesmo de uma planilha. Na figura 3 você pode ver um resumo das vantagens do WDF.


Figura 3 - Vantagens do IBM Websphere Dashboard Framework


Arquitetura do IBM Websphere Dashboard Framework

Como disse, o WDF é baseado no IBM Websphere Portlet Factory, com isso todas as vantagens de criação de aplicações rápidas baseadas nesse modelo são reaproveitadas. O WDF vem com vários builders (mini aplicações) para a criação de gráficos, indicadores e alertas que extendem o Websphere Portlet Factory. Uma outra vantagem de estar trabalhando nesse modelo é a possibilidade de utilização de Dynamic Profiling (Perfil Dinâmico), ou seja, em uma mesma aplicação vários usuários podem ver informações diferentes ou em formatos diferentes.


Figura 4 - Arquitetura do IBM Websphere Dashboard Framework 6.0.0


Instalação do IBM Webphere Dashboard Framework

A instalação do WDF é bem simples e é feita somente na máquina de desenvolvedores. Os pré-requisitos para instalação são:
Desenvolvimento

Sistema Operacional Software Hardware
Windows 2003, Windows 2000 Microsoft Windows 2000 Professional Service Pack 4

Microsoft Windows 2003 - Enterprise or Advanced Editions

IBM WebSphere Portlet Factory Designer V6.0.1 (required)

Integrated Development Environments (IDEs):

IBM Rational Application Developer V6 and V7

IBM Rational Software Architect

IBM Rational Web Developer

Eclipse 3.1 and 3.2 (Note: Eclipse SDK versions only)
CPU: Pentium II 500 MHz (Pentium III 500 MHz, or higher recommended)

Disk: 1 GB (plus space for development resources)

Memory: 512 MB RAM (768 MB recommended)
Portal Deployment

Sistema Operacional Software Hardware
AIX 5L v5.3, Red Hat Enterprise Linux 4.0, Solaris 10, SUSE Linux Enterprise Server 9.0 , Windows 2003, Windows 2000 Microsoft Windows Server 2000 (service Pack4), 2003 (Enterprise or Advanced Editions)

Sun Solaris 10 (latest patch level required)

Application servers

IBM WebSphere Application Server V.5.1, V6.0, and V6.1

Apache Tomcat 5.5.x (development use only)

Portal servers

IBM WebSphere Portal V5.1, V5.1.0.2, and V6.0.0

Portals complying with JSR-168 standard

(Note: Support for JSR-168 specification only. IBM provides no explicit support for specific JSR-168 portal containers other than WebSphere Portal.)

Web browsers

Microsoft Internet Explorer 6.0

Netscape Communicator 8.x

Mozilla Firefox 1.5.0.1

JDK support

Java 2 SDK, Standard Edition V1.4.1, V1.4.2


Tabela 1 - Requisitos do Websphere Dashboard Framework


Para a instalação do WDF siga os passos abaixo:

Execute o programa Install.bat
O instalador irá apresentar a seguinte tela, selecione a língua do programa de instalação e clique em OK.



Na tela seguinte será apresentada uma introdução, clique em NEXT para continuar.



A licença do produto é apresentada nesta tela que segue, aceite o contrato de lincenciamento e clique em NEXT.



Se existir uma instalação anterior do WDF ou do Websphere Portlet Factory o programa de instalação irá perguntar se você deseja substituir ou não. Caso não exista nenhum instalação anterior preencha com o diretório onde será feita a instação dos aquivos e clique em NEXT.



O WDF pode estar utilizando o Eclipce com IDE de desenvolvimento ou o RAD. Na tela que segue o instalar pergunta se você deseja instalar o WDF sobre uma instalação do RAD existente, sobre uma instalação do Eclipse existente ou se você deseja instalar um Eclipse. O programa de instalação não detecta se existe uma IDE instalada, você deverá informar isso para ele. Selecione a opção desejada e clique em NEXT para continuar.



Se você optou por instalar o Eclipse, o programa de instalação irá perguntar qual é o diretório que deseja utilizar para a instalação do Eclipse. No programa de instalação do WDF o Eclipse 3.2 já faz parte do pacote. Clique em NEXT.



Verifique se as informações estão corretas e clique em Install para iniciar o processo de instalação.



No final da instalação será apresentada uma tela informando se tudo ocorreu com sucesso ou não.



Se o Webphere Darshboard Framework foi instalado sobre um Eclipse existente com uma versão anterior do Portlet Factory ou WDF, você de substituir o plug-in de design antetior pela nova versão instalada, para isso siga os seguintes passos.

Dentro do Eclipse (IDE) vá até Help -> Software Updates -> Manage Configuration



No painel da esquerda da janela de Project Configuration, seleciona a instalação anterior e clique o botão da direita do mouse para desabilitar essa instalação



Reinicie o Eclipse para utilizar o novo plug-in.

Com isso concluímos a primeira parte do artigo sobre Websphere Dashboard Framework, lembre-se que maiores informações sobre o produto podem ser encontradas clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny