terça-feira, 17 de março de 2009

Backup dos bookmarks

Eu utilizo muito a criação de bookmarks, ou Favoritos, no meu browser, porem sempre fiquei preocupado em perder esses endereço por algum problema do browser ou até mesmo apagar por engano algum deles.

Hoje conversando com alguns amigos no trabalho, recebi a dica de utilizar o Foxmarks. O Foxmarks é um plugin do Firefox que faz o sincronismo dos seus bookmarks com um site do mesmo nome, o legal que ele mantem a mesma estrutura que foi criada localmente e ainda é inteligente o suficiente para identificar problemas antes de sincronizar os dados locais com o servidor.

A utilização é bastante simples, após a instalação ele executa um wizard para a criação da replica dos bookmarks no site.

O Foxmarks pode ser utilizado com Firefox, IE e Safari.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pq não usar o Delicious? Dessa forma, você terá todos os seus bookmarks em qq máquina, usando qq navegador.

Edson Oliveira disse...

Rodrigo, são coisas diferentes. Eu até pensei em usar o Delicious ou até mesmo o Dogear, porem esses são softwares de Social Bookmark e não era isso que estava quero. O que eu queria era fazer um backup dos meus bookmarks, só isso, e o Foxmarks atendeu meu objetivo. Com o Foxmarks eu tb posso acessar de qualquer micro ou navegador meus bookmarks. Muitas vezes nem todos os links vc quer compartilhar em uma rede Social.

José Carlos disse...

Caro Edson, o Google oferece esse serviço e muitos outros, mas se você quer apenas guardar os seus favoritos, basta instalar o Google Toolbar e coletar os seus bookmarks, e acessá-los de qualquer máquina, classificá-los, etc. Se for preciso tem ainda o notebook, onde você pode a partir de uma pesquisa guardar para uma próxima. Espero não estar chovendo no molhado. Abraços.

Edson Oliveira disse...

Valeu pela dica Zé, mas o que eu queria era uma ferramenta simples. O Google toolbar é muito bom, porem não gosto de ficar adicionando várias barras de ferramentas no navegador (gostos e gostos rs).

Mesmo assim é um comentário muito bom pois pode ser útil para outras pessoas.

Obrigado!

Unknown disse...

Edson, boa dica. E também concordo contigo que existem várias ferramentas com funçoes semelhantes, bastando utilizar a que mais lhe agrada/atende (gostos sao gostos).

O que que queria ver numa próxima postagem é sobre backup dos dados do Notes 8.x, já que agora com a introduçao de Feeds, Activities e Widgets e inegraçao do Sametime e a possibilidade de adicionarmos plugins, o que deve 'backupiado' aumentou em relaçao as versoes anteriores.