quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sucesso Absoluto

Se você tentar entrar no site do OpenOffice.org, verá a seguinte página:

figura01

Figura 01 - Página inicial do site OpenOffice.org

Com isso podemos constatar que a versão 3 do pacote de escritório gratuito da Sun parece ser um sucesso. Eu pude trabalhar com a versão 1.0 e não me agradou nada, era lento, havia muita incompatibilidade com documentos criado pelo MS-Office e a interface não era muito atrativa. A versão 2.0 veio acertar muitos dos problemas e realmente o pacote começou a se tornar uma suite interessante.

Na segunda-feira, quando foi lançado a versão 3.0, eu tentei fazer o download, mas foi impossível, só consegui pegar o pacote na terça-feira. Não me arrependo do trabalho que tive para baixar, essa versão está muito boa (pelo menos na primeira vista). É rápida, tem uma boa compatibilidade com documentos do MS-Office e do Lotus Symphony (Open Documento Format) e a interface também está melhorada (e muito parecida com as versões anteriores do MS-Office, o que ajuda na adoção dessa ferramenta).

Você até pode estar achando estranho eu estar falando de uma outra ferramenta no meu blog que não seja da Lotus, mas existe um fundamento nisso. Como vocês sabem, o Lotus Symphony é baseado no OpenOffice e já existe um projeto de migração do core do Lotus Symphony para a versão 3.0 do OpenOffice, ou seja, as melhorias aqui apresentadas serão vistas também no Symphony.

Bom, eu já baixei minha versão e estou usando. O que você acha de fazer um teste? Poderá se surpreender!

Nenhum comentário: