Muitas aplicações em Lotus Notes precisam acessar bancos de dados relacionais para buscar informações ou enviar informações. Esse acesso pode ser feito via ODBC ou via LC LSX. A utilização do ODBC, teoricamente é mais fácil, mas existem alguns problemas, como por exemplo, a velocidade de acesso.
A Lotus disponibiliza dentro do Lotus Domino alguns conectores para acesso direto aos principais bancos de dados relacionais, essa biblioteca é chamada LC LSX (LotusScript Extensions for Lotus Connectors). A vantagem da utilização desta biblioteca começa pelo acesso que é mais rápido aos dados dos bancos de dados e existe uma camada de abstração para trabalhar com os dados. A utilização desta camada de abstração pode facilitar em muito a utilização de fontes de dados diferentes (Oracle, Db2, Sybase, SAP) sem a necessidade de alteração do código já construído. Nesse caso você terá que mudar somente a forma de conexão, passando os dados necessários para estabelecer a mesma.
Alguns componentes da Lotus que trabalham com a biblioteca LC LSX são o Lotus Enterprise Integrator e o Domino Enterprise Connection Services (DECS).
Após esta breve explicação sobre a biblioteca LC LSX, vou estar demonstrando como configurar o servidor Lotus Domino no AIX para utilizar esse poderoso recurso para acesso a bancos relacionais.
Como Configurar o Ambiente para usar o LC LSX no AIX
Para utilizar a biblioteca LC LSX em ambiente AIX é preciso seguir alguns passos simples de configuração, então vamos lá:
Pré-requisitos
- Instalar o Lotus Domino no AIX;
- Instalar o DB2 runtime no AIX;
- Certificar-se que o servidor onde está o Lotus Domino consegue acessar o servidor de Banco de Dados.
Os passos para a instalação do Lotus Domino e do DB2 eu não vou estar colocando aqui pois são bastante simples. Caso você tenha algum problema, poderá consultar a seguinte documentação:
- DB2 Infocenter
- Lotus Domino Infocenter
- Usando o Domino LDAP com Websphere Portal 6.1 (Parte I - Instalando o Lotus Domino) - Esse post ensina a instalar o Domino no Linux e você pode seguir como referência para o AIX, porem não deixe de consultar o Infocenter para ver as diferenças dos ambientes.
Após a instalação dos dois produtos, é necessário catalogar e testar o acesso ao banco de dados que você deseja utilizar.
Para catalogar um banco, basta fazer o login no AIX utilizando o usuário que foi criando na instalação do DB2 runtime. Por padrão o usuário é db2inst1.
Após o login digite db2 na linha de comando para acessar o utilitário do DB2.
Figura 01 - Utilitário db2
Para fazer o catálogo do banco de dados utilize o comando CATALOG DATABASE.
> catalog db remote_db_name_release as release_alias_name at node remote_db_node_alias
Após esse processo ser realizado com sucesso, o banco de dados estará catalogado em seu ambiente.
O próximo passo é fazer uma configuração no ambiente do Lotus Domino para que ele possa acessar o DB2, veja os passos abaixo:
- Inserir o usuário utilizado pelo Lotus Domino dentro do grupo do DB2. Por padrão o nome do grupo é db2grp1.
- Alterar o .profile localizado no diretório home do usuário utilizado pelo Lotus Domino para inserir as seguintes variáveis:
# The following three lines have been added by UDB DB2.
if [ -f /home/db2inst1//sqllib/db2profile ]; then
. /home/db2inst1//sqllib/db2profile
fiexport LOTUS=/opt/ibm/lotus
export Notes_ExecDirectory=/opt/ibm/lotus/notes/latest/ibmpow
export PATH=/opt/ibm/lotus/bin:/lotus/data:$PATH:$LOTUS/notes/latest/ibmpow/res/$LANG:$Notes_ExecDirectory
export LIBPATH=$Notes_ExecDirectory:/usr/lib:/lib:/home/db2inst1/sqllib/lib
Figura 02 - Edição do arquivo .profile do usuário utilizado pelo Lotus Domino
Após essas alterações no ambiente, se você fez o login com o usuário do Lotus Domino faça um logout e login novamente para ele assumir as novas variáveis de ambiente.
Para você testar seu ambiente, existem dois utilitários no Lotus Domino, o LDD e o DCTEST. Esses utilitários são encontrados no seguinte diretório (usando instalação padrão):
/opt/ibm/lotus/notes/latest/ibmpow
O primeiro utilitário, LDD, verifica se todas as bibliotecas necessárias estão disponíveis para que a LC LSX funcione. Quando você executa esse utilitário e não ocorre nenhum erro o resultado deve ser algo como o apresentado abaixo:
Figura 03 - Resultado da execução do comando ldd db2.dcx
Para executar o comando basta digitar ldd <arquivo.dcx>. No caso do DB2 será ldd db2.dcx, para o Oracle ldd oracle.dcx.
O segundo passo é verificar se é possível acessar o banco de dados catalogado, para isso utilize o DCTEST. Veja abaixo:
Figura 04 - Resultado da execução do comando dctest
- No passo 1 selecione a opção DB2;
- No passo 2 informe o nome do Database catalogado, o usuário e senha para acessar o banco.
Após confirmar os dados, o utilitário irá retornar Sucesso ou Erro. Caso seja SUCESSO, você já poderá utilizar a LC LSX em suas aplicações Lotus Domino para acessar os dados de banco de dados no DB2.
Para maiores informações de como utilizar a LC LSX em sua aplicação, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário