sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pane na internet em SP

Hoje em São Paulo ocorreu uma pane que acabou tirando o acesso a Internet em várias localidades. Devido a isso, serviços públicos como o Poupa-Tempo foram prejudicados, causando um grande problema para as pessoas que precisavam dos serviços oferecidos por esse facilitador do Governo de São Paulo. Outras informações você pode ver neste link.

Agora você deve estar se perguntando, "PORQUE ESSE ASSUNTO DA PANE ESTÁ AQUI NO BLOG?". Bom, isso é simples de responder! Se esses serviços fossem baseados em Lotus Expeditor, muitos deles poderiam funcionar em modo off-line e com isso os cidadãos iriam usufruir das facilidades do Poupa-Tempo, oferecidas pelo Governo de São Paulo.

É claro que consultas a bancos de dados em tempo real não seriam possíveis, mas uma solicitação de documento, por exemplo, poderia ser feita. Em determinados casos, dados dos bancos poderiam estar replicados localmente para consultas.

O Lotus Expeditor, para quem não conhece, é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações ou agregação de aplicações existentes, ele fornece várias funcionalidade, inclusive o trabalho em modo off-line.  Hoje a IBM utiliza o Lotus Expeditor em produtos que você já conhece, como o Lotus Notes, Lotus Sametime e Lotus Symphony.

figura01

Figura 01 - Lotus Expeditor como plataforma para os produtos IBM

Uma dobradinha interessante que pode ser feita para agilizar a adoção do Lotus Expeditor é a utilização do Lotus Forms, ou seja, você pode estar criando formulários eletrônicos rapidamente e disponibilizá-los através do Lotus Expeditor e ainda ter a vantagem de trabalhar off-line.

figura02

Figura 02 - Lotus Expeditor com um formulário eletrônico aberto

 

O importante deste post é comentar que existem soluções da Lotus que podem ajudar no dia-a-dia das organizações e principalmente aumentar a disponibilidade dos sistemas e evitar transtornos por problemas de infra-estrutura.

Você pode conhecer um pouco mais sobre esses dois produtos, acessando os links abaixo:

Lotus Expeditor

Lotus Forms

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Edson,

Meu nome é Vinicius, autor do site http://carreiradeti.com.br. O objetivo desse site é apresentar uma visão geral das profissões e certificações em TI e dicas de carreira, sendo bastante focado nisso. Às vezes sou questionado
com mais profundidade sobre uma determinada área, mas não tenho um
especialista para indicar... Em minhas pesquisas sobre blogs referente a Lotus notes e demais produtos da IBM, constatei que o seu se destacou pelo profissionalismo e foco nessa tecnologia.
No meu site estou estruturando uma área de blogs especializados, onde
colocarei um link para cada especialista selecionado, com o intuito de ajudar o meu leitor com suas dúvidas mais avançadas, por isso tenho que escolher com cuidado. Teria imenso prazer em trocar link com você e assim
poder referenciá-lo em meu site e vice-versa.

Caso aceite, peço a gentileza de incluir o meu link conforme abaixo:

Carreira e Certificações em TI
e me enviar seu link da forma que queira que apareça.
Independente de sua resposta, lhe desejo sucesso em seu blog!
Dá uma passada em meu blog, espero que seja digno de sua consideração!

Abraço!