Vejam abaixo a matéria que saiu no Jornal O GLOBO do Rio de Janeiro sobre a segurança dos programas de Instant Messaging.
"Nunca os programas de mensagens instantâneas estiveram tão vulneráveis a grampos online. A conclusão é de um levantamento da Cnet que enviou um formulário aos principais provedores de sistemas de instant messaging (IM) dos EUA — do Messenger ao Google Talk, passando por Skype, Yahoo!, AOL etc. Segundo o site, apenas metade dos serviços consultados oferece criptografia em todo o processo de troca de mensagens, do login ao papo (AOL Instant Messenger, Google Talk, Skype e Lotus Sametime, da IBM). A falta de encriptação permitiria o farejo e posterior invasão das redes de IM, ainda mais em ambientes sem fio, que cada vez mais se espalham Estados Unidos adentro. Trocando em miúdos, a privacidade ciberespacial está ameaçada. Se nos EUA FBI e afins têm grandes poderes para bisbilhotar, no Brasil segue incólume pelo Senado o projeto que quer obrigar provedores a guardar dados de seus clientes por três anos para investigações."
Essa é uma informação importante, que vem cada vez mais mostrar que o Lotus Sametime é realmente uma ferramenta segura para Instant Messaging. Abaixo está a tabela com o resultado da pesquisa e o link da reportagem da CNET está aqui.
Figura 01 - Tabela com o resultado da pesquisa feita pela CNET
2 comentários:
Olá, gostaria de saber se há como bloquear contatos indesejados no Lotus Sametime 7.5 assim como se faz no MSN? obrigada!
Olá, existe sim, basta adicionar o usuário na sua lista de exclusão/exceção.
Postar um comentário