quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lotus Sametime 8.0 Standard

ST-iconNo final de 2007 foi lançada a nova versão do Lotus Sametime. Nessa versão foram feitas várias melhorias de performance, suporte e também foram incluídos novos recursos. Abaixo estão as melhorias da versão 8.0 do Lotus Sametime. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre as versões do Lotus Sametime 8.0, clique aqui. As funcionalidades que serão apresentadas abaixo, correspondem a versão Standard do Lotus Sametime 8.0.

Melhorias no Connect Client

awaewnsMelhoria de performance

O Lotus Sametime Connect inicia mais rapidamente e a janela de  histórico de chats é aberta quase duas vezes mais rápida.

awaewnsMelhorias na Integração com o Office

Uma nova, opcional, toolbar do Lotus Sametime para Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Microsoft Excel deixa mais fácil a procura por contatos e inicia chats dentro do Microsoft Office. O Lotus Sametime Standard agora suporta o Microsoft Office 2007 e o Microsoft Outlook 2007, e deixa mais fácil a instalação dos componentes integrados ao Microsoft Office. Foi adicionando, para os usuários do IBM Lotus Notes a possibilidade de usar  smart tags dentro do Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.

awaewnsApple Macintosh: melhorias no Lotus Sametime Connect

As melhorias incluem suporte ao Apple Leopard OS 10.5, point-to-point video, location awareness, alerts na nova entrada de IMs e você pode, agora, iniciar o Lotus Sametime Connect na inicialização do sistema operacional.

awaewnsMelhorias no Lotus Sametime Mobile

Suporte a novos dispositivos (RIM BlackBerry 8300 Series (Curve), Nokia E-series E51/E65/E90, Sony Ericsson P1i, Microsoft Windows® Mobile 6 devices [Standard & Professional], melhorias na notificação de mensagens e uma redução de até 50% no consumo de energia/rede.

awaewnsAlertas

Único-clique, alerta uma vez quando alguém ficar online.

awaewnsNova ferramenta de anotação na captura de telas

Foram incluídas novas ferramentas para anotações na imagem capturada, antes de enviar para a pessoa com quem você está falando (chat) -- você pode agora desenhar linhas, setas, quadrados e círculos.

awaewnsCaptura de telas

Na barra de ferramentas principal do Lotus Sametime Connect foi incluída a ferramenta de captura de tela, ou seja, antes mesmo de você iniciar um chat poderá capturar uma tela e fazer anotações nela.

awaewnsRegistro de data no Chat

Agora você pode exibir o registro de data no chat (em adicional ao registro de hora).

awaewnsProcura de contatos e ícones

Agora está sempre acessível, porque foi colocado acima do painel de plugin.

awaewnsConfiguração de notificação para plugins

As preferências de notificação para plugins podem ser configuradas nas mesmas preferências do painel de notificações padrões do Lotus Sametime.

awaewnsGerenciamento de Plugin

É feita a migração automática dos plugins previamente instalados.

awaewnsPrevenção para iniciar bate-papos com um número grande de pessoas acidentalmente

Nova opção para confirmar quando você inicia eventos com um maior de pessoas maior do que especificado.

awaewnsNovas opções para Single Sign-On (SSO)

Novas opções de SSO para usuários do Microsoft Windows, que confia no mecanismo SPNEGO do Microsoft Windows. Este modo pode ser usando para SSO geral, baseado na sessão corrente do Microsoft Windows e pode, também, ser usado com sistema onde as pessoas usam um Common Access Card para log in. NOTE: Lotus Sametime's original, password-based, Microsoft Windows SSO is still supported.

Melhorias na Web conferencing

As capacidades do Lotus Sametime Standard Web conferencing estão mais fáceis de usar, mais gerenciáveis e com suporte para mais sistemas operacionais.

As melhorias na Web Conferencing incluem:

awaewnsMelhoramentos para "fit to screen" e "full screen mode"

Foi melhorada a qualidade quando um participante seleciona "fit to screen," e os botões, agora, estão visíveis quando é selecionado o modo "full-screen", desta maneira ficou mais fácil retornar para a sala de reunião.

awaewnsProcura no Meeting Center

A nova facilidade de procura dentro do Lotus Sametime meeting center facilita a localização por Web conferences.

awaewnsPolíticas de Web Conference adicionadas

Novas políticas para controlar quais usuários podem compartilhar aplicativos ou pegar o controle de outras telas dentro da Web conference.

awaewnsLíngua local do participante no Lotus Sametime Meeting Center

O Sametime Meeting Center pode ser mostrado dinamicamente na língua local do participante, baseado nas preferências configuradas em seus PCs.

awaewnsCompartilhamento de aplicações no IBM AIX e Solaris

Os participantes da Web conference podem, agora, compartilhar aplicações do desktop rodando IBM AIX ou Sun Solaris.

awaewnsMonitoramento de uso Concorrente

Melhorias no monitoramento e relatórios de uso concorrente das Web conferences.

Melhorias gerais e Plataforma

O Lotus Sametime Standard software suporta o IBM Lotus Domino 8, adiciona novo suporte para rodar em VMWare, e apresenta oportunidades para os  IBM Business Partners.

Melhorias gerais e Plataforma incluem:

awaewnsIBM Lotus Domino 8 Suporte

Você pode instalar o Lotus Sametime server no Lotus Domino 8.

awaewnsVMWare suporte

Você pode rodar o Lotus Sametime server em um ambiente VMWare.

awaewnsAPIs Adicionais para IBM Business Partners

APIs Adicionais para o Lotus Sametime expandem as possibilidades e oportunidades para os IBM Business Partners, como integrar Bluetooth headsets, prover mais funções para log de chat, mostrar o status de telefone de uma pessoa, e muito mais.

Se o Lotus Sametime está integrado com produtos de telefonia de terceiros, você pode especificar um dispositivo de áudio preferido em vez de escolher entre o telefone ou o VoIP, e você pode digitar um número de telefone na busca rápida de contatos para começar uma chamada externa.

Melhorias no Lotus Sametime Gateway

Lotus Sametime Gateway adiciona suporte para conexão com mais comunidades de IM e está mais fácil de instalar e gerenciar.

As melhorias do Lotus Sametime Gateway incluem:

awaewnsAdcionada Capacidades de Federação

Lotus Sametime 8 suporta federação com XMPP-based IM communities. Suporte a TLS é disponível quando conectado a XMPP communities (se o XMPP server em questão suportar) e  XMPP proxy server pode ser adicionado na configuração de cluster.

awaewnsFácil instalação

A segurança administrativa é habilitada automaticamente; agora está disponível a configuração de proxy sevrer; a configuração com LDAP está mais simples e baseada em wizard.

awaewnsServiceability

O status de disponibilidade da Comunidade está disponível na interface de administração; você pode especificar o intervalo de re-conexão ou freqüência via propriedades customizadas; novo, log consistente através dos componentes usam o mesmos níveis; melhorias no log (host name do Sametime server conectado, por exemplo); PMI estatística de tempo de requisição/resposta foi adicionado.

Essas são as principais melhorias da versão 8 do Lotus Sametime Standard. Qualquer dúvida, postem um comentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

como faco para configurar este cara no servidor lotus dominio alguem sabe uma apostila
sousasousatrans@hotmail.com

Edson Oliveira disse...

Você precisa fazer a instalação do servidor sametime. O recomendado é instalar em um servidor separado, mais isso depende muito do que vc pretende fazer. No site do DeveloperWorks vc encontra toda a documentação necessária para isso (www.lotus.com/ldd).

Anônimo disse...

Como faço para instalar o sametime ? Já fui no site, baixei o zip e não consigo.