No Lotus Collaboration Summit, foram apresentadas as novidades para desenvolvimento de aplicações em Lotus Domino e Lotus Notes R8. Neste post vou estar fazer um resumo do que foi apresentado. O objetivo é demonstrar um pouco das funcionalidades que podem ser utilizadas com mais freqüência pelos desenvolvedores. Existe uma parte sobre composite applications que estarei tratando em um outro post, juntamente com a criação de plugins para o Lotus Notes Client. O objetivo aqui é falar sobre Web Services, Bases Relacionais e Aplicações para Web.
Web Services
Na versão R8 você pode utilizar o Lotus Domino como um provider ou um consumer para web servicer, ou seja, você consegue ler dados do Lotus Domino e também fazer o Lotus Domino pegar informações de outras aplicações, inclusive .NET.
Os Web Services são criados utilizando o Lotus Domino Designer e você poderá escrever em LotusScript ou Java. Na versão R8 foram feitos alguns melhoramentos:
- Preview no browser utilizando databases (NSF) locais;
- Expansão de suporte a bibliotecas de script;
- Suporte a array;
- Suporte a mapeamento WSDL para o elemento XML Schema <any>;
- Novas propriedades para LotusScript WS_FAULT class;
- Manipulação de Time Zone com novos métodos em LSXSD.LSS.
Quando trabalhamos para consumir um web service, podemos utilizar tanto o Domino quanto o Notes para isso. As principais funcionalidades são:
- Localizar WSDL do web service provider;
- Criar novas bibliotecas de script via Lotus Domino Designer;
- Selecionar o botão 'Import WSDL';
- Salvar e nomear uma biblioteca de script;
- Utilizar bibliotecas de script de outros NSF.
Utilizando uma base de dados relacional
Você pode utilizar o DB2 como alternativa para o NSF (Lotus Notes Storage Facility). Existe um artigo no developerworks que faz um teste de performance do DB2 como storage para e-mail e sua performance ficou muito parecida com a do NSF, por tanto, em minha opnião o DB2 é uma opção (IBM Lotus Domino with IBM DB2 storage for Lotus Notes mail users). Na versão R8 é importante ressaltar que o suporte ao DB2 está presente nas seguintes plataformas: Microsoft Windows, IBM AIX e Linux. Algumas das funcionalidades são:
DB2 Access View
Exposição de dados selecionados do Lotus Domino para uso relacional através do software do DB2
- Em adição estão campos especiais, tais como DB, valores do server
Dados selecionados com as visões do DB2 são protegidos pelo sistema de segurança do Lotus Domino
Query Views
Uso de SQL para especificar dados da visão
- Incluindo DAV expondo dados NSF, DB2 e DB2 com dados federados
Visões parametrizadas do Lotus Notes client e do browser
Outras informações sobre a utilização do DB2 com aplicações Lotus Domino podem ser encontradas nesse artigo.
Aplicações Web
Foram criados novos campos para controle de aplicações que são feitas para trabalhar na web. A tabela abaixo está a descrição desses campos:
$$HTMLTagOptions | Controle de lang e dir tags |
$$HTMLFrontMatter | Controle de quirks versus standards mode |
$$HTMLOptions ou $$HTMLOptions_FieldName | Controle de comportamentos de HTML de um formulário ou campo
|
Outra grande melhoramento foram as adições de novos argumentos para as visões quando são abertos via browser. Abaixo segue a lista:
- &NavigateReverse = row number
- &ResortAscending = column number
- &ResortDecending = column number
- &KeyType= text|time|number for &StartKey= keyvalue
Também é possível converter uma visão no formato JSON utilizando o seguinte argumento:
- ?ReadViewEntries&Outputformat=JSON
Essas são as principais novidades para Web Services, Bases Relacionais e Aplicações Web. Como disse no começo, estarei fazendo um artigo sobre composite applications mais para frente. Se você quiser ver outras funcionalidades do Lotus Notes e Domino, poderá encontrar essas informações nesse artigo do DeveloperWorks.
3 comentários:
Preciso fazer integração de um qmail para ele consultar a base de dados de usuarios do ldap do lotus domino. Pois este qmail sera um proxy smtp para o lotus domino. Sera que vc pode me ajudar? No momento gostaria de saber como faço pra descobrir qual o dominio do lotus domino, e como é a estrutura do ldap que o lotus domino usa?
Obrigado.
Loammy, se vc tiver o LDAP ativo no domino, poderá utilizar um LDAP Browser para ver a configuração do Domino, sugiro o Softerra.
No base DN para procura deixe em branco, assim ele mostrará tudo.
Qualquer dúvida avise-me.
Boa tarde! Sou analista na UFMG e comecei a trabalhar com Lotus Notes há pouco tempo. Não temos profissionais qualificados e estamos com um problema de segurança em uma aplicação web em lotus notes. Tem algum e-mail de contato para que eu possa descrever nosso problema e quem sabe nos ajudar?
Desde já agradeço,
Postar um comentário