quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Linux no Desktop

Hoje estava lendo uma matéria sobre Linux com o seguinte título "Sete motivos por que o Linux não terá sucesso em computadores desktop", que está no site www.itweb.com.br. Nessa matéria o autor coloca quais são os principais problemas do sistema operacional de código aberto, veja a lista abaixo:

  1. Os custos de adaptação de aplicativos são proibitivos
  2. O fator alienação dos fanáticos ou como os maiores patrocinadores do Linux afastam novos usuários em potencial
  3. Não é possível ganhar dinheiro com o sistema operacional
  4. Resistência por parte da média dos usuários
  5. O Linux é "simples"; o Windows "simplesmente funciona"
  6. Existem demasiadas distribuições do Linux
  7. Linux não tem nenhum defensor que seja comparável a Bill Gates ou Steve Jobs

Em muitos desses pontos concordo com o autor, mas desde que comecei a trabalhar com o Linux muita coisa mudou e hoje já é possível sim trabalhar com o Linux no desktop. É claro que isso não será para todo mundo, mas muitos usuário podem usar sem nenhum problema.

Um dos fatores que o autor da matéria coloca, é o custo da adaptação de aplicações para o Linux. Isso pode ser que esteja começando a mudar, visto que a IBM está apoiando muito e modificou seu principal sistema de desktop para Linux. Hoje a versão 8 do Lotus Notes roda no Linux nativamente e isso pode ser um incentivo para outras empresas converterem seus sistemas também. Um dos motivos de não haver essa migração é devido as várias distribuições, mas se as outras empresas seguirem o exemplo da IBM, isso pode deixar de ser um problema. Hoje a IBM trabalha com duas distribuições SuSe e RedHat.

Alem do Lotus Notes 8 rodar no Linux temos o Lotus Sametime e o Lotus Symphony. Um outro ponto que acho bastante importante é que a maioria das aplicações estão sendo desenvolvidas para trabalharem via web, ou seja, dependem de um browser e não de um sistema operacional, na maioria dos casos.

Hoje eu acho que o Linux começa a ser uma realidade, mas ainda precisa amadurecer em alguns pontos e isso ele só vai conseguir se outras empresas começarem a dar um apoio como a IBM está dando. Vale a pena ver a matéria acima na integra para você tirar suas conclusões.

Meu Desktop

Hoje eu estou trabalhando com meu desktop em Linux. Eu ainda não migrei tudo pois existem aplicações que ainda só rodam em Windows, mas minha experiência até o momento utilizando o Linux está muito boa. Vale a pena experimentar essa opção.

Abaixo estão dois screen shots do meu desktop.


Figura 01 - Linux com Desktop 3D rodando Lotus Notes 8


Figura 02 - Aplicações no Linux


Valeu a pena a migração? Até o momento sim é claro que tive que fazer algumas custimizações para adaptar o Linux ao meu jeito de trabalho, mas estou gostando muito dos resultados.

Nenhum comentário: