sexta-feira, 18 de maio de 2007

IBM Lotus Sametime

O IBM Lotus Sametime é um programa de Instant Messaging que já existe desde 1998, com a simples funcionalidade de chat entre os usuários. Logo no ano seguinte já foi incorporado a funcionalidade de Instant Meetings. Ele sempre foi voltado para o mundo corporativo, ou seja, segurança já faz parte de sua filosofia desde a primeira versão. A evolução do Sametime não foi muito grande até o lançamento da versão 7.5 no ano passado (2006). Essa nova versão trouxe vários atrativos/funcionalidades para os usuários e alterações importantes também para o lado dos administradores. Abaixo podemos comparar a versão 7.0 do Lotus Sametime com a versão 7.5.
Versão 7.0 do Lotus Sametime
Versão 7.5 do Lotus Sametime
Figura 01 - IBM Lotus Sametime 7.0 x IBM Lotus Sametime 7.5

Uma das grandes mudanças da versão 7.5 foi a utilização do Lotus Expeditor como base para a interface do cliente. Para quem não sabe, o Lotus Expeditor é uma plataforma para construção de aplicações baseada em Eclipse. Maiores informações sobre o projeto eclipse podem ser encontradas aqui, e sobre o Lotus Expeditor neste link.

Outra funcionalidade colocada no Sametime 7.5, foi a possibilidade de fazer Voice Chat, ou seja, falar com outro usuário utilizando a mesma tecnologia de VOIP do Skype. Na maioria das ferramentas de Instant Messaging essa funcionalidade de comunicação por voz também é presente, mas com o Lotus Sametime você pode fazer uma conferência com 5 pessoas simultaneamente.

Aqui está uma relação das principais funcionalidades do Lotus Sametime 7.5:
Procura rápida Possibilidade de encontrar uma pessoa na sua lista de contatos ou no diretório de usuários da empresa.
Anúncio O usuário pode enviar um anúncio para um ou vários usuários.
Localização Quando o usuário se autentica no Lotus Sametime, pode estar colocando qual é sua localização atual e essa informação poderá ser vista pelos outros usuários.
Cartão de visita É o cartão de visitas dos usuários, pode ser visualizado simplesmente passando o mouse sobre o nome do usuário.
Comunidades Com o Lotus Sametime você pode se conectar em várias comunidades no mesmo cliente. Compreende-se uma comunidade um outro serviço de Lotus Sametime.
Área de Extensão Como o Lotus Sametime utiliza a plataforma Lotus Expeditor, pode-se criar plugins para extender o cliente do Lotus Sametime com aplicações como a consulta de valores de ações, ou a visualização de um workflow de aprovação com interação dos usuários.
Interface customizável A interface do Lotus Sametime pode ser customizada para receber o Logotipo e cores de uma organização.



Figura 02 - IBM Lotus Sametime 7.5




Figura 03 - IBM Lotus Sametime 7.5 - Visualização do cartão de visita.


Janela de Chat

Quando um usuário inicia um chat com outra pessoa ele encontrará várias funcionalidades nesta janela, veja a lista abaixo:
Transferência de arquivo Quando você está em um chat pode estar enviando para a pessoal com quem está falando um arquivo. A transferência pode ocorrer de ponto-a-ponto ou através do servidor, onde pode ser utilizada uma ferramenta de anti-vírus para fazer a verificação do arquivo. O administrador do Sametime pode estar bloqueando essa funcionalidade ou até criar regras para um usuário, vários ou grupos de usuários.
Cartão de visita As informações da pessoa com quem você fala na janela de chat ficam à amostra na parte superior.
Indicação de presença Os usuários podem habilitar nas preferências do Lotus Sametime que sejam avisados quando o status da pessoa com quem está falando mude apareça na janela de chat.
Correção ortográfica O Lotus Sametime faz a correção dos textos digitados instantaneamente. Dentre os dicionários disponíveis podemos encontrar o de Português do Brasil.
Emoticons Dentro do um chat os usuários podem mandar emoticons. O Lotus Sametime tem 19 emoticons configurados, mas se for permitido pelos administradores, podem ser incluídos outras imagens.
Segurança O chat dentro de Lotus Sametime é criptografado sem a necessidade de habilitar nada.
Captura de tela Caso seja necessário, um usuário pode capturar um tela (ou pedaço de tela) de seu computador e enviar para o outro usuário do chat.
Texto rico Os textos do chat podem conter Negrito, Itálico, entre outros recursos.
Indicação de hora Caso os usuários queiram, podem habilitar nas preferências a indição da Hora de recebimento/envio das mensagens.




Figura 04 - IBM Lotus Sametime 7.5 - Janela de Chat



Histórico de Bate-Papo

O Lotus Sametime permite que os usuários gravem os chat em seus computadores locais, desde que os administradores permitam. Para facilitar a visualização, o Lotus Sametime disponibiliza uma interface de consulta dos históricos gravados localmente.


Figura 05 - IBM Lotus Sametime 7.5 - Janela de Histórico de Bate-Papo



IBM Lotus Sametime 7.5.1

Em abril deste ano, foi feito o lançamento da versão 7.5.1. Nessa nova versão foram acrescentadas novas funcionalidades para o Lotus Sametime. Veja a lista abaixo:


Vídeo Ponto-a-Ponto

Os usuários podem falar por voz e vídeo na versão 7.5.1 do Sametime.


Figura 06 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Janela de Vídeo Ponto-a-Ponto


Tabbed Chat

Ao invés de se abrirem várias janelas de chat na tela de seu computador, você pode configurar o Lotus Sametime para abrir chats na forma de tabs.


Figura 07 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Tabbed Chat



Integração com MS-Office

Na versão 7.5.1 existe uma integração com o MS-Office. Dentro do Outlook os usuários podem ver se os usuários estão on-line no Lotus Sametime.


Figura 08 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Integração com o Microsoft Outlook




Dentro da agenda do MS-Outlook é possível criar uma reunião virtual no Lotus Sametime.


Figura 09 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Integração com o Microsoft Outlook


No MS-Word, Excel e PowerPoint é possível ver se um determinado usuário está on-line ou não com a utilização de Smarttags.


Figura 09 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Integração com a utilização de Smarttags


Essas são algumas funcionalidade do Lotus Sametime 7.5.x. Para maiores detalhes de todas as funcionalidades, você pode estar consultado a página www.lotus.com/sametime. Abaixo você pode ver o vídeo do Lotus Sametime.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Edson,

você saberia me dizer se nesta nova versão do Sametime eu teria acesso a quais outros usuários têm meu nome em suas listas de contato?

Att,

Jade.

Edson Oliveira disse...

Não temos isso ainda, vou consultar a versão 8.5 para ver se foi incluído alguma coisa nesse sentido. A versão 8.5 está programada para a metade deste ano.

Marcus disse...

Onde é feita a configuração do Cartão de Visita do Sametime colocando fotos e dados organizacionais ??