sexta-feira, 27 de junho de 2008

Plug-ins para o Lotus Symphony

Um dos grades valores do Lotus Symphony é a possibilidade de estender suas funcionalidades com a instalação de plug-ins, ou seja, novos componentes que trazem mais recursos para o produto. Desde o lançamento do SDK, alguns plug-ins já foram lançados. Abaixo seguem alguns:

  • Exporting Presentation to flash Plug-in for IBM Lotus Symphony
  • Rebranding Plug-in for IBM Lotus Symphony
  • Hyperion Essbase Spreadsheet Plug-in for IBM Lotus Symphony

Para baixar e instalar esses e outros plug-ins, basta acessar o site symphony.lotus.com.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Lotus Sametime é seguro?

Vejam abaixo a matéria que saiu no Jornal O GLOBO do Rio de Janeiro sobre a segurança dos programas de Instant Messaging.

"Nunca os programas de mensagens instantâneas estiveram tão vulneráveis a grampos online. A conclusão é de um levantamento da Cnet que enviou um formulário aos principais provedores de sistemas de instant messaging (IM) dos EUA — do Messenger ao Google Talk, passando por Skype, Yahoo!, AOL etc. Segundo o site, apenas metade dos serviços consultados oferece criptografia em todo o processo de troca de mensagens, do login ao papo (AOL Instant Messenger, Google Talk, Skype e Lotus Sametime, da IBM). A falta de encriptação permitiria o farejo e posterior invasão das redes de IM, ainda mais em ambientes sem fio, que cada vez mais se espalham Estados Unidos adentro. Trocando em miúdos, a privacidade ciberespacial está ameaçada. Se nos EUA FBI e afins têm grandes poderes para bisbilhotar, no Brasil segue incólume pelo Senado o projeto que quer obrigar provedores a guardar dados de seus clientes por três anos para investigações."

Essa é uma informação importante, que vem cada vez mais mostrar que o Lotus Sametime é realmente uma ferramenta segura para Instant Messaging. Abaixo está a tabela com o resultado da pesquisa e o link da reportagem da CNET está aqui.

imseguro

Figura 01 - Tabela com o resultado da pesquisa feita pela CNET

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Chega de CTRL-X + CTRL-V

O endereçamento de e-mails na versão 8.5 do Lotus Notes será mais fácil. Na versão beta, você já poderá experimentar o drag-and-drop dos endereços de e-mail de um campo para outro. Após um duplo clique sobre um endereço no campo TO, você poderá arrastá-lo para o campo CC ou BCC sem a necessidade do CTRL-X + CTRL-V. Abaixo eu peguei uma imagem do blog LepoLand que demonstra esse funcionalidade.

Lotus iNotes for iPhone

Já está na página da Lotus as informações sobre a interface ULTRALITE do Lotus iNotes para o Apple iPhone e iPod Touch. Você pode estar se perguntando "iNotes"? É muito possível que o nome Domino Web Access mude para iNotes.

Maiores informações estão aqui.

domingo, 1 de junho de 2008

Lotus Notes para iPhone e iPod Touch

No Lotusphere deste ano foi anunciado o suporte do Lotus Notes para o iPhone e iPod Touch. Com a liberação do beta 1 da versão 8.5, já é possível testar o acesso ao Lotus Notes utilizando o iPhone ou iPod Touch.

Na versão 8.5 do Domino Web Access existe uma interface chamada ULTRALITE, que é compatível com o os novos gadgets da Apple. Eu fiz uns testes e ainda é necessário alguns melhoramentos, fora que existem formulários de entrada que não estão prontos ainda, mas visto que estamos no Beta 1 isso é aceitável. Abaixo estão algumas telas que peguei desta versão.

SNAG-0000

Tela inicial do Domino Web Access ULTRALITE.

SNAG-0001

Verificação de mensagens não lida.

SNAG-0002

Verificação dos contatos.

SNAG-0003

Tela com a agenda.

Existem outras melhorias na versão R8.5 que estarei postando aqui assim que testar.