terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dojo e Domino APP

Este post é para falar um pouco sobre a utilização do toolkit de Dojo nas aplicações desenvolvidas com o Lotus Domino. No final deste post não estarei com uma aplicação pronta, pois quero somente exemplificar como você poderá estar utilizando esse toolkit em suas aplicações. Após ler esse post você entenderá um pouco mais sobre Dojo e poderá já pensar na aplicação dele em suas aplicações Lotus Domino.

O que é o Dojo?

Dojo é um Open Source DHTML toolkit escrito em JavaScript. Dojo ajuda a resolver vários problemas com DHTML que barravam a adoção em massa dessa tecnologia para a contrução de aplicações dinâmicas para a web.

Como o Dojo, você pode construir facilmente capacidades dinâmicas para suas páginas web e qualquer outro ambiente que suporte JavaScript. Você pode usar os componente que o Dojo prove para fazer seu web site mais usual, responsivo e funcional.

Hoje, dentro dos produtos IBM, você poderá ver Dojo no Websphere Portal, Websphere Portlet Factory, Lotus Quickr, entre outros. Maiores detalhes sobre Dojo você poderá encontrar no site dojotoolkit.

Como instalar do Toolkit no Domino?

A instalação do Dojo toolkit é bastante simples, basta fazer o download do pacote e descompactar dentro do diretório HTML (data\domino\html) do Domino. No meu caso eu descompactei dentro do seguinte diretório: C:\lotus\Domino\data\domino\html\js

dojoinstall

Figura 01 - Diretório de instalação do Dojo Toolkit

Após descompactar o pacote dentro do diretório HTML, você poderá testar o toolkit acessando a página de exemplo. O endereço é:

http://<seu servidor>/js/dijit/themes/themeTester.html

Deverá aparece a seguinte página para você:

SampleDojoPage 

Figura 02 - Página de exemplo do Dojo Toolkit

Inserindo código Dojo em um aplicação Domino

Para chamar o código do Dojo dentro de sua aplicação é bastante simples. No meu caso estarei utilizando o Domino 8, mas todas as funções/formas de utilização do código, podem ser aplicadas à versões anteriores também.

O primeiro passo foi a criação de um novo database dentro do Domino. Você poderá utilizar um database já existente se quiser.

Nessa aplicação eu irei criar somente um formulário para demonstrar as funcionalidades do Dojo voltadas a interface.

Após a criação do Formulário, dentro do campo HTML Head Content eu coloquei o seguinte código:

HTMLHeadForm

Figura 03 - HTML Head Content do Fomulário

Na figura 03, está sendo feita a chamada de todos os componentes necessários para a utilização do Dojo. As primeiras linhas são para definir o estilo que estarei utilizando (tundra.css, dojo.css). Depois é chamado o arquivo dojo.js que tem o módulo de parse. Com isso definido, o segundo passo é colocar quais são os componentes que iremos utilizar no formulário. Para esse exemplo estou usando os seguinte elementos:

componentes

Figura 04 - Componentes utilizados do Dojo

O último componente que estou utilizando é o Dialog, que é ativado quando for pressionado o botão Ajuda.

No formulário eu ainda incluí dentro da opção HTML Body Attributes o estilo que o formulário irá utilizar. Com a biblioteca do Dojo são fornecidos dois estilos o Tundra e o Soria. Para esse meu exemplo eu estou utilizando o estilo Tundra. Se você quiser poderá construir seu próprio estilo.

Depois de definir as opções para utilizar o Dojo, podemos estar escrevendo nosso formulário. A primeira definição que fiz foi do TitlePane. Para este componente, basta associar o código Dojo com um div. Veja abaixo o código:

<div dojoType="dijit.TitlePane" open="false" title="Formulário Dojo">

</div>

Todos os campos e botões do meu formulário estão dentro desse div, que dará um efeito bastante interessante para o formulário, como se estivesse utilizando o section do Lotus Domino.

Para cada campo do meu formulário, foi necessário colocar as informações sobre o tipo do campo do Dojo. Esses atributos eu estou colocando na opção de HTML Attritutes de cada campo. Veja a tabela abaixo:

Campo Tipo Valor Default HTML Attribute
Nome Text   "dojoType='dijit.form.ValidationTextBox' required='true' invalidMessage='Este campo eh obrigatorio' trim='true' propercase='true'"
Endereço Text   "dojoType='dijit.form.TextBox' trim='true' propercase='true'"
Sexo Checkbox   "dojoType='dijit.form.RadioButton'"
Data de Nascimento Text "2008-01-28" "type='text' dojoType='dijit.form.DateTextBox' required='true'"
Valor da compra Text "0" "type='text' dojoType='dijit.form.CurrencyTextBox' required='true' constraints='{fractional:true}' currency='USD' invalidMessage='Invalid amount.  Include dollar sign, commas, and cents.'"

Para os botões o código é bastante simples:

<button dojoType="dijit.form.Button" onclick="dijit.byId('dialog1').show()">Ajuda</button>
<button dojoType="dijit.form.Button" onclick="call_submit">Salvar e Sair</button>

A função dijit.byId('dialog1').show() é para chamar a janela de diálogo com a ajuda do formulário. O código para criação da janela de diálogo está um pouco mais à baixo. A função call_submit eu coloquei dentro do formulário na opção JS Header. Veja o código abaixo:

function call_submit() {
        document.forms[0].submit();
        }

A última parte deste exemplo é a criação da janela de diálogo para chamar a Ajuda. A janela está vinculado com um div que coloquei fora do primeiro div já que havia criado. O código está abaixo:

<div dojoType="dijit.Dialog" id="dialog1" title="First Dialog">
Help sobre esse formulário
</div>

O formulário final fica com essa cara no mode design:

formDojo

Figura 05 - Formulário final em modo design  do nosso exemplo

Você poderá ver abaixo o formulário sendo utilizado no Browser. 

dojoemacao 

Figura 06 - Formulário em ação

No Notes os dados aparecem da seguinte forma:

dadoDomino

Figura 06 - Formulário em ação

Esse foi um exemplo de como estar utilizando o toolkit Dojo em um formulário do Domino. Outros exemplos estão disponíveis em diversos sites. No developerworks tem um artigo bastante interessante e com mais informações que vale a pena. Meu objetivo era demonstrar coisas básicas para qualquer desenvolvedor Domino/Notes iniciar um projeto ou alterar um projeto utilizando esse poderoso toolkit.

Você poderá encontrar mais detalhes sobre a documentação do Dojo toolkit no próprio site.

Lotusphere 2008

Lotusphere2008_443x120_gen

Como não poderia deixar de ser diferente, nesse ano foram apresentados novos/atualizações de produtos no Lotusphere 2008. Uma grande novidade é que estaremos oferecendo software como serviço ou SaaS (Software-as-a-service), com isso o mercado de SMB poderá se beneficiar muito dos produtos de colaboração da Lotus.

Foram apresentados novos produtos como Lotus Mashups. Esse software serve para fazer a construção de páginas com Mashups. Para quem não conhece o termo aqui vai um link explicando.

Para ficar ligado nas novidades do Lotusphere 2008, vale apena acompanhar o blog do Mario Costa, que está em Orlando.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Customizando o Tema do Quickr J2EE

Saiu um artigo no DeveloperWorks sobre como customizar o tema do Lotus Quickr versão J2EE. O artigo está muito bom e completo, vale a pena dar uma olhada.

Link para o artigo.

Vídeo Aulas de WPF

Pessoal, foi colocado no YouTube! três vídeo aulas de WebSphere Portlet Factory. Essas aulas foram feitas pelo Alex Coqueiro e Bruno Tavares. Abaixo estão as vídeo aulas e o link para o blog deles. Aproveitem, está muito bom e tudo em Português :-)


Configurando o WebSphere Portlet Factory


Acessando Banco da Dados com WebSphere Portlet Factory


Usando WebServices no WebSphere Portlet Factory



Blog UM DIA DE PORTAL

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Produtos Free!!!

O IBM Academic Initiative é um programa voltado para comunidade acadêmica que ajuda a formar a próxima geração de líderes em TI. Através deste programa as Universidades podem utilizar os softwares da IBM para fins acadêmicos, sem custo nenhum. Como isso produtos como Lotus Domino/Notes, Lotus Sametime, Lotus Quickr, Lotus Connections podem sem utilizados para conectar alunos, pesquisadores e professores.

As Universidades poderão:

  • Disponibilizar correio e agenda para todos os alunos, pesquisadores e professores;
  • Criar redes sociais com blogs, comunidades, perfis;
  • Os professores poderão criar áreas de compartilhamento de documentos com os alunos;
  • Poderão ser feitas conferências via web entre os pesquisadores e alunos.

Esses são alguns exemplos onde as Universidades podem estar utilizando os softwares da Lotus.

Esse programa já está sendo utilizado por algumas universidades no Brasil, que já implementaram, por exemplo, o Lotus Notes para todos os alunos como ferramenta de correio.

Maiores informações você pode pegar aqui.