terça-feira, 17 de março de 2009

Backup dos bookmarks

Eu utilizo muito a criação de bookmarks, ou Favoritos, no meu browser, porem sempre fiquei preocupado em perder esses endereço por algum problema do browser ou até mesmo apagar por engano algum deles.

Hoje conversando com alguns amigos no trabalho, recebi a dica de utilizar o Foxmarks. O Foxmarks é um plugin do Firefox que faz o sincronismo dos seus bookmarks com um site do mesmo nome, o legal que ele mantem a mesma estrutura que foi criada localmente e ainda é inteligente o suficiente para identificar problemas antes de sincronizar os dados locais com o servidor.

A utilização é bastante simples, após a instalação ele executa um wizard para a criação da replica dos bookmarks no site.

O Foxmarks pode ser utilizado com Firefox, IE e Safari.

Seu site está lento?

Muitas vezes quando é feito o desenvolvimento do site podemos nos deparar com problemas no acesso as páginas e dependendo do que for utilizado para a criação, fica um pouco difícil descobrir quais componentes que estão deixando as páginas lentas.

Uma boa ferramenta para analisar a performance das páginas é o IBM Page Detailer. Esse aplicativo foi desenvolvimento pela IBM e está disponível gratuitamente no site do alphaWorks. O objetivo deste aplicativo é mostrar de uma forma gráfica quais são os componentes que estão sendo carregados pelas suas páginas e o tempo gasto para carregar cada um deles.

Se você é usuário do Firefox, poderá estar instalado o plugin YSlow que tem um comportamento muito parecido com o do IBM Page Datailer, porem um ponto positivo é que ele utiliza uma base de conhecimento do Yahoo! para dar dicas sobre o desenvolvimento do site.

Já utilizei as duas ferramentas em diversos casos e sempre fiquei contente com o resultado.

É importante ressaltar que as duas ferramentas não vão fazer nenhuma analise da velocidade da rede utilizada.

terça-feira, 3 de março de 2009

Inscriações Lotusphere Comes to You

Pessoal, abaixo seguem os links para fazer a inscrição do Lotusphere Comes to You.

Inscrições para o evento no Rio de Janeiro no dia 19/03, clique aqui.

Inscrição para o evento em São Paulo no dia 24/03, clique aqui.

imageNeste ano o evento irá contar com a participação do Marcos Casuo, o clown que fez parte do espetáculo Alegria no Cirque du Soleil..