quarta-feira, 23 de julho de 2008

Websphere Portal 6.1

No dia 24/06/2008, foi lançado oficialmente o Websphere Portal 6.1. Nessa versão a IBM está trazendo várias novidades e melhorias para o Websphere Portal e o desenvolvimento foi um pouco diferente das versões anteriores, pois foi liberado um beta público para avaliação. Dentre as principais melhorias/mudanças podemos encontrar:

  • Instalação mais rápida e dividida em dois modos (Administração e Total);
  • Suporte ao Websphere Aplication Server 6.1;
  • Melhorias na interface de autoria do WCM;
  • Criação de temas para o portal via Portlet (Theme Builder);
  • Wizard para criação de Sites;
  • Tema baseado em tecnologia Web 2.0;
  • Refresh isolado dos portlets, sem a necessidade de renderizar toda a página;
  • Suporte a JSR 286 e WSRP 2.0;
  • e muito mais....

O objetivo deste post é mostrar a instalação do Websphere Portal 6.1. Na seqüência, estou desenvolvendo um portal e vou estar descrevendo os passos para a criação, desde a migração de diretório até a criação de aplicações utilizando o Websphere Portlet Factory.

Instalação do Websphere Portal 6.1

Comparado com as versões anteriores, a instalação mudou pouco, porem está mais rápida. Abaixo você poderá encontrar os passos para a instalação da versão 6.1.

SNAG-0002 Após executar o programa de instalação é apresentada a tela de abertura, clique em NEXT para continuar.
SNAG-0003 Aceite o contrato de licenciamento e clique em NEXT.
SNAG-0004 Selecione o modo de instalação, Full ou Administrativo. A diferença é que no mode de administração é feita somente a configuração das páginas e portlets de administração do Websphere Portal. Essa é uma boa opção para ambientes de desenvolvimento, onde ainda é possível executar a tarefa enable-develop-mode-startup-performace que deixa o ambiente mais customizado/performático para esta tarefa. Nesse portal eu selecionei a versão FULL. Clique em NEXT para continuar.
SNAG-0005 Informe em qual diretório será feita a instalação do Websphere Portal e clique em NEXT.
SNAG-0006 Informe o nome do nó e do hostname para o Websphere Portal, ou aceite as opções oferecidas pelo sistema de instalação. Clique em NEXT para continuar.
SNAG-0007 Nesta tela você deve informar o nome e senha do Administrador do Portal. Após esse informação clique em NEXT para continuar.
SNAG-0008 Nesta tela são apresentadas as informações da instalação, quando você clicar em NEXT será iniciada o processo de instalação do Websphere Portal.
SNAG-0009 Aqui eu fiz a instalação do Websphere Portal Extend, onde é instalado o Portal e Web Content Management.
SNAG-0010 Você poderá acompanhar o log da instalação clicando sobre o botão OPEN.
SNAG-0011 Se não ocorrer nenhum problema na instalação, será apresentado a tela ao lado informando o sucesso do processo.

Para acessar o portal, basta entrar no endereço http://<hostname>:10040/wps/portal. É importante você observar que a porta para acesso mudou de 10038 para 10040. Abaixo você pode ver a página inicial do Websphere Portal 6.1.

SNAG-0012

Figura 01 - Página inicial do Websphere Portal 6.1

Configuração de Hardware Utilizada

Nesta instalação eu utilizei uma máquina virtual (VM) com a seguinte configuração:

configuracao

O sistema operacional utilizado foi o Suse Enterprise Linux Server 10.

domingo, 20 de julho de 2008

Lotus iNotes Ultralite para iPhone

Abaixo estão mais algumas imagens sobre o Lotus iNotes para o iPhone e iPod Touch. A previsão é lançar essa versão Ultralite do iNotes junto com a realize 8.0.2 do Lotus Notes/Domino, que deve sair em agosto/2008. Se você quiser testar uma versão beta do Lotus iNotes Ultralite, poderá fazer utilizando o Lotus Greenhouse.

iNotesUL2

iNotescal

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Pane na internet em SP

Hoje em São Paulo ocorreu uma pane que acabou tirando o acesso a Internet em várias localidades. Devido a isso, serviços públicos como o Poupa-Tempo foram prejudicados, causando um grande problema para as pessoas que precisavam dos serviços oferecidos por esse facilitador do Governo de São Paulo. Outras informações você pode ver neste link.

Agora você deve estar se perguntando, "PORQUE ESSE ASSUNTO DA PANE ESTÁ AQUI NO BLOG?". Bom, isso é simples de responder! Se esses serviços fossem baseados em Lotus Expeditor, muitos deles poderiam funcionar em modo off-line e com isso os cidadãos iriam usufruir das facilidades do Poupa-Tempo, oferecidas pelo Governo de São Paulo.

É claro que consultas a bancos de dados em tempo real não seriam possíveis, mas uma solicitação de documento, por exemplo, poderia ser feita. Em determinados casos, dados dos bancos poderiam estar replicados localmente para consultas.

O Lotus Expeditor, para quem não conhece, é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações ou agregação de aplicações existentes, ele fornece várias funcionalidade, inclusive o trabalho em modo off-line.  Hoje a IBM utiliza o Lotus Expeditor em produtos que você já conhece, como o Lotus Notes, Lotus Sametime e Lotus Symphony.

figura01

Figura 01 - Lotus Expeditor como plataforma para os produtos IBM

Uma dobradinha interessante que pode ser feita para agilizar a adoção do Lotus Expeditor é a utilização do Lotus Forms, ou seja, você pode estar criando formulários eletrônicos rapidamente e disponibilizá-los através do Lotus Expeditor e ainda ter a vantagem de trabalhar off-line.

figura02

Figura 02 - Lotus Expeditor com um formulário eletrônico aberto

 

O importante deste post é comentar que existem soluções da Lotus que podem ajudar no dia-a-dia das organizações e principalmente aumentar a disponibilidade dos sistemas e evitar transtornos por problemas de infra-estrutura.

Você pode conhecer um pouco mais sobre esses dois produtos, acessando os links abaixo:

Lotus Expeditor

Lotus Forms