terça-feira, 28 de agosto de 2007

SwiftFile Mail Assistant


Se você tem problema de organizar seus e-mails dentro das pastas que você cria na sua caixa de correio o SwiftFile Mail Assistant pode lhe ajudar. Esse aplicativo está no CD do Lotus Notes e também pode ser baixando clicando aqui.

O objetivo desse aplicativo é ajudar você a organizar seus e-mails dentro das pastas na sua caixa de correio. Ele utiliza um módulo de aprendizado através dos textos da mensagem. Quando você abre uma mensagem o SwiftFile identifica 3 possíveis pastas para armazenar, caso não seja nenhuma dessas você pode estar arrastando para a pasta correta e ele irá colocar na sua lista de aprendizado essa opção. Se nas opções apresentadas estiver a pasta correta, basta clicar no nome da pasta que a mensagem será movida para ela.

A instalação é bastante simples.
  • Após baixar o SwiftFile execute o instalador;
  • Quando terminar entre na sua caixa de correio e vá até Ferramentas->preferências->(aba) SwiftFile;
  • Clique na opção de habilitar e pronto.


Figura 01 - Habilitando o SwiftFile


Após estar habilitado, nas suas mensagens já começam a aparecer as opções de pasta.


Figura 02 - SwiftFile em Ação


O bom é que o SwiftFile suporta todas as línguas. Maiores informações sobre o produto você pode obter aqui.

sábado, 25 de agosto de 2007

Lotusphere 2008


O marior evento da Lotus já tem data e endereço. O evento será realizando em janeiro de 2008 em Orlando nos Estados Unidos. Para maiores informações clique aqui.

Para quem não conhece o evento aqui vai um vídeo com mais detalhes.

Migrar ou Atualizar


Dentro do mundo da informática é muito comum escutar alguém falar sobre migração quando sai uma nova versão de um software. Em muitos casos isso acaba sendo verdade devido as mudanças e features que são colocadas dentro de um determinado produto, porem migrar é um problema em muito dos casos. Entretanto existem sistemas que são mais simples e proporcionam atualização sem a necessidade de migrar.

Fui procurar o real significado das palavras antes de iniciar esse post, e olhe o que achei:
Migrar (lat migrare) vint 1 Passar de uma região para outra. 2 Zool Passar periodicamente de uma região ou clima a outro, para procurar alimentação ou para procriar. 3 Inform Movimentar-se (dados) entre um dispositivo de alta prioridade ou em linha e um dispositivo de baixa prioridade ou fora de linha.
Atualizar (atual+izar) vtd e vpr Tornar(-se) atual; modernizar(-se).

Tabela 01 - Diferença entre migrar e atualizar. Fonte: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis


Um resumo que estou considerando é que Migrar está mais voltado ao sentido de mudança enquanto Atualizar está mais para modernização.

O que quero mostrar para vocês é que essa sutil troca de palavras pode ter um grande impacto nas organizações. Todas as vezes que falamos sobre migrar um sistema, as pessoas envolvidas em um projeto já começam a ficar preocupadas, pois o que vem em mente são projetos com cronogramas enormes.

O grande sentido desse post é falar um pouco sobre a nova versão do Lotus Domino/Notes. Hoje em dia a atualização do Lotus Notes para essa última versão não é nada preocupante, é claro que estou pensando somente em correio eletrônico. Quando falamos de aplicações sempre existem análises que devem ser feitas, mas um ponto que a Lotus e depois a IBM sempre teve em mente no desenvolvimento dessa plataforma foi o suporte a aplicações que foram desenvolvidas em versões anteriores.

Quando a versão 7.0 do Lotus Domino/Notes foi apresentada ao mercado, um parceiro dos EUA fez um teste bem simples, pegou uma aplicação desenvolvida na versão R2 e tentou trabalhar com ela na versão R7. Você sabe o que aconteceu? A aplicação rodou sem nenhum problema. Eu aposto que se pegarmos essa mesma aplicação e colocarmos na versão R8 ela irá funcionar.

Apesar de uma grande revolução no client da versão R8 do Lotus Notes, os administradores podem ficar tranqüilos pois irão fazer uma ATUALIZAÇÃO e não migração. Eu estou utilizando essa versão desde o beta 2, que foi lançado em abril deste ano, e não tive nenhum problema de compatibilidade com as aplicações ou até mesmo com o meu correio. Hoje já estou na versão gold e cada vez mais fico contente com o trabalho feito pelos desenvolvedores.


Figura 01 - Gráfico de atualização do Lotus Domino/Notes


É importante ressaltar sobre essa compatibilidade com versões anteriores do Lotus Domino/Notes, isso acaba sendo um grande facilitador para fazer a atualização do produto.

Se analisarmos um pouco as organizações, TI é um ponto fundamental porque pode proporcionar facilidades para todos os colaboradores/funcionários, mas as vezes tem um custo muito alto. Utilizar sistemas que podem ser atualizados com mais facilidade e a um baixo custo, é o sonho de qualquer CIO. E para as empresas que já utilizam o Lotus Domino/Notes isso pode ser alcançado.

Agora você já sabe, quando for falar sobre Lotus Domino/Notes R8 você não irá migrar e sim atualizar o sistemas para proporcionar maiores funcionalidades/facilidades aos usuários e administradores.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Criando Modelos no Lotus Quickr

Quando estamos trabalhando em um projeto ou até mesmo no nosso dia-a-dia de rotinas normais, é muito comum encontrar modelos de documentos que facilitam o preenchimento e já vem com informações da empresa como logotipos, cores, etc. Modelos mais comuns que podemos encontrar são folha de rosto para fax, formulários de solicitação de compras, formulários de solicitação de manutenção, etc. Apesar de existirem esses modelos dentro das empresas as vezes fica muito difícil de encontrá-los, pois são colocado em diversos lugares como pastas compartilhadas. Para ajudar a resolver isso, podemos estar utilizando o Lotus Quickr.

Dentro do Lotus Quickr é possível incluir formulários, que servem como modelos de documentos. Uma grande vantagem é que esses modelos estarão disponíveis em um repositório centralizado, seguros, de fácil acesso e ainda com regras de workflow. Esse post é para demonstrar como podemos criar um modelo simples para folha de rosto de fax.

Para iniciar o nosso exemplo vou fazer o login no Lotus Quickr.


Figura 01 - Tela inicial do Lotus Quickr após o Login


Os modelos residem dentro de um Place, ou seja, para estar criando esse modelo de fax precisamos estar criando um novo Place. É claro que se você já tem um Place no Lotus Quickr basta só fazer os passos de criação do modelo. Para criar um novo place basta clicar em Create a Place. Os modelos são criados dentro de uma biblioteca que existe no Place. Para esse nosso exemplo vou estar utilizando o templace Library que contem uma biblioteca.


Figura 02 - Selecionando o Templace Library para a criação do Place.


Após a seleção do Templace basta preencher os campos como Nome do Place e qual será a URL para acessá-lo. Nesse exemplo o nome do Place será "Modelos de Documentos" e seu endereço (URL) será "doc-model".


Figura 03 - Preenchimento do nome e URL do Place


Clicando no botão Create o Lotus Quickr irá fazer a criação desse novo Place e após o término do processo, será apresentada a tela abaixo, que já irá trazer o link para acessar o Place.


Figura 04 - Tela com a confirmação da criação do Place e com a URL para acesso


Entrando no Place podemos visualizar nossa biblioteca. Se essa for a primeira vez que você acessa uma biblioteca do Lotus Quickr, será apresentada uma mensagem para instalar um plugin. Esse plugin facilitar o trabalho com uma biblioteca do Lotus Quickr. na tela abaixo você pode verificar uma imagem com a seguinte mensagem "Drag desktop files and folders here". Se o plugin estiver instalado basta arrastar arquivos sobre essa imagem e o Lotus Quickr irá iniciar o upload para a biblioteca.


Figura 05 - Tela inicial do Place


Como esse Place foi baseado no Templace Library, só existe uma página, que é a própria biblioteca do Place, porem ele pode ser customizado bastando clicar no link "customize" no topo-direito da página. As customizações devem ser feitas pelo gerente do Place. O gerente do Place não é o Administrador do Lotus Quickr, ele é a pessoa que criou o Place e, caso necessário, podem ser incluídos outros gerentes ao Place.

Para a criação do novo modelo dentro da biblioteca, você precisa ser gerente do Place.

Nesse exemplo, como já disse, vamos fazer um modelo de folha de rosto para fax e para isso estarei utilizando um modelo pronto do Microsoft Word. Abaixo você pode ver o modelo do Microsoft Word.


Figura 06 - Modelo de FAX contemporâneo do Microsoft Word


O primeiro passo para estar criando esse modelo é fazer o upload do modelo do Microsoft Word para dentro do Lotus Quickr. Dentro da biblioteca de documentos clique em Manage Library Elements... e abaixo dessa opção clique em Document Templates.


Figura 07 - Acessando o menu Manage Library Elements...


Você pode ver, na imagem seguinte, a tela de Document Templates. No Lotus Quickr é possível estar criando diversos modelos de documento em um biblioteca de um place. Para fazer um novo upload de documento basta clicar em Upload Template.


Figura 08 - Tela de Document Templates


Na tela de Upload, basta selecionar o arquivo e informar o nome do Template, após isso clique em Save para o Lotus Quickr gravar o documento. O modelo que estou utilizando é um arquivo .doc normal e não é o .dot do Microsoft Word.


Figura 09 - Upload de um documento na biblioteca de templates


O próximo passo, mas não é obrigatório, é a criação de uma uma tabela de propriedades. Essa tabela pode ser considerada uma extensão dos metadados de um documento. Para criar uma nova tabela de propriedades clique sobre a opção Property Sheets e após clique no botão Create Property Sheet.


Figura 10 - Tela de Property Sheets do Lotus Quickr


A tabela de propriedades é bastante simples de estar criando, basta informar o título e depois selecionar o tipo de campo que você quer criar. Quando você seleciona o tipo de campo, o Lotus Quickr vai alimentando a página que fica abaixo do título. Para fazer a alteração das propriedades de um campo, basta selecioná-lo e o Lotus Quickr irá mostrar suas propriedades. O campos que você cria podem ser utilizando pela ferramenta de search do Lotus Quickr. Após incluir todos os campos desejáveis basta clicar no botão Create.


Figura 11 - Criando uma tabela de propriedades


O próximo passo é criar um novo tipo de documento e para isso basta clicar no link Document Types. Entrando na tela clique no botão Create Document Type.


Figura 12 - Tela inicial de Document Types


O formulário de criação é bastante simples e intuitivo. Inicialmente você informa o nome e descrição. Após, informe qual será a extensão do documento. Como estamos trabalhando em um documento baseando em um modelo do Microsoft Word a extensão deverá ser doc (não é necessário colocar o "ponto" antes de "doc"). Na opção Template, selecione o modelo que criamos anteriormente, que é o Modelo de FAX. Você pode notar que após a seleção do template, o Lotus Quickr já inclui a extensão ao final do nome. Em Property Sheets selecione nossa tabela de propriedades que criamos. A próxima opção é relacionada ao versionamento dos documentos que são criados com esse modelo. A última opção está relacionada com workflow, onde você pode estar selecionando a melhor opção para o tipo de aprovação (Paralela ou Serial) e depois estar incluindo todos os aprovadores para esse documento. Nesse modelo estou colocando somente um aprovador, somente para demonstrar. Terminando o preenchimento dos formulários clique em Create.


Figura 13 - Preenchendo o formulário de Document Type


Terminando essa primeira fase, basta fazer a customização do menu create da biblioteca para incluir esse novo modelo. Para isso volte a tela inicial da biblioteca e clique no botão Create, nele selecione a opção Customize this menu...


Figura 14 - Entrando na opção de customização do menu Create


No formulário do menu create clique em Add More... e selecione o Document Type que foi criado anteriormente. Ao final você verá essa opção no menu, clique em OK para continuar.


Figura 15 - Adicionando o modelo de FAX ao menu Create da biblioteca


Com isso terminamos a inclusão de um modelo de documento dentro da biblioteca.

Criando um documento baseado em um modelo customizado

Veja os passos abaixo para criar um documento baseado em nosso modelo de FAX.

Clique no menu Create e após clique na opção Modelo de FAX (doc).
O Lotus Quickr irá abrir a tela de propriedades do modelo de fax, onde você deverá informar o nome do documento que irá criar e os campos auxiliares. Quando terminar o preenchimento clique no botão Create.
O Lotus Quickr irá começar a fazer o download do modelo e irá abrir o Microsoft Word para editar o documento.
No Microsoft Word você irá preencher o documento normalmente e por fim salvar e fechar.
Após fechar o Microsoft Word (ou simplesmente fechar o documento que estava editando), o Lotus Quickr irá apresentar as opções ao lado, onde você poderá salvar o documento como um rascunho ou submeter para aprovação. Lembre-se que esse modelo tem workflow, por isso existe a opção de submeter para aprovação. Nesse exemplo eu cliquei sobre a opção Submit for Approval, para iniciar o workflow.
Após o Lotus Quickr fazer o upload do documento, você pode vê-lo na visualização Drafts to Approval.
Se o aprovador deixar o mouse sobre o título do documento poderá ver uma janela com o resumo e a primeira página do documento.
Clicando sobre o menu ao lado do título, o aprovador poderá ver as opções para aprovar ou rejeitar o documento. Nesse exemplo eu cliquei em Approval para para publicar o documento.
Após a aprovação do documento todos os usuários podem estar visualizando o documento. Caso ele tenha sido criado em uma pasta com restrições de acesso, somente os usuários com direito poderão ver o documento.
Clicando em comments, um usuário poderá estar adicionando comentários para o documento como é mostrado na figura ao lado.
Nessa última imagem é mostrado o documento com o comentário.


Com isso terminamos nosso exemplo para incluir modelos dentro de uma biblioteca do Lotus Quickr.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Social Bookmarking

Esse vídeo é bastante interessante e explica muito bem como funciona esse novo recurso de WEB 2.0 chamado Social Bookmarking. O vídeo é baseado nas funcionalidades do site del.icio.us, que qualquer pessoa pode estar utilizando.

E se você quiser usar esse tipo de funcionalidade dentro de sua empresa, já pode. A Lotus lançou no início do ano o Lotus Connections que é composto por 5 serviços: Profiles, Communites, Blogs, Dogear e Activities. O componente Dogear é um Social Bookmarking para corporações e é muito simples de utilizar. O Dogear oferece plugins para o Firefox e para o para o Internet Explorer que facilitam a inserção de URLs pelos usuários. Mais informações sobre o Dogear você pegar aqui.


segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Lotus Notes R8


No dia 02/08/2007 a IBM finalizou a versão do Lotus Domino e Notes R8. Ainda não tenho a data que será disponibilizada a versão final para download, mas como já está pronta em breve teremos novidades.

Até hoje não tinha escrito nada sobre o Lotus Notes R8 pois como estava utilizando versões beta algumas coisas poderiam mudar até ser gerada a versão final, mas após o lançamento quero começar a escrever pois temos muitas novidades.

Nessa versão a Lotus conseguiu superar as expectativas, todos os usuários que utilizaram o beta e os que somente viram o produto em eventos realizados sempre falavam muito bem da interface e realmente ela ficou muito mais amigável para os usuários finais.

Outro ponto forte que foi colocado nessa versão são os editores de texto, planilha e apresentação, isso irá dar uma grande produtividade e flexibilidade para os usuários do Lotus Notes R8, fora que poderão trabalhar com o formato ODF que é aberto.

E por fim a possibilidade de estender o Lotus Notes R8 com plugins que é uma coisa fantástica, pois será possível até colocar outras aplicações rodando dentro da mesma plataforma. A algum tempo eu encontrei esse vídeo no YouTube que resume o que estou falando.


sábado, 4 de agosto de 2007

Outros Redbooks

Antes mesmo de sair a versão Gold do Lotus Notes e Domino 8 a IBM já está trabalhando em um Redbook para ajudar no "Deployment" dessa nova versão. Essa é a primeira vez que vejo esse tipo de movimento dentro da IBM. Hoje já temos vários artigos sobre essa nova versão que estão disponíveis dentro do DeveloperWorks. Como vocês podem notar Notes/Domino é um produto importante e está tendo uma grande atenção pela impressa e pela comunidade de tecnologia em geral. Por curiosidade fiz uma pesquisa no google utilizando a seguinte sentença notes +domino +8, e fiquei surpreso em encontrar 2.300.000 resultados. Bom o Redbook pode ser encontrado nesse link, lembro que ele ainda está em DRAFT.


Outro redbook que está sendo escrito é sobre o Lotus Sametime 7.5.1 sobre melhoras práticas. Esse redbook ainda está em DRAFT também, mas vale a pena ir dando uma olhada no documento.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Lotus Sametime 7.5.1CF1


A IBM liberou um fixpack para o Lotus Sametime 7.5.1.

Nesse fix existem várias atualização para o servidor e cliente. A relação completa está no link abaixo, onde você ainda poderá encontrar os links para o InfoCenter e Download do pacote de atualização. Pelo que li existem muitas atualizações para a plataforma Mac.

Esse fix é basicamente de atualização visto que a IBM já está começando a trabalhar no Sametime "Next".


Links:

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Redbook sobre WebSphere Dashboard Framework


No site de Redbooks da IBM já está disponível o Draf do Redbook sobre WebSphere Dashborad Framework (Building Composite, Role-Based Dashboards using WebSphere Dashboard Framework). Nesse Redbook são abordados vários tópicos interessantes como a criação de comentários para um gráfico e a utilização de filtros.

Apesar de estar em versão Draft vale a pena dar uma olha. Você pode clicar aqui para ver/baixar o Redbook.