domingo, 27 de maio de 2007

Lotus Component Designer

Com a integração da família de Websphere Portal dentro do portifólio da Lotus, abriu-se um novo leque de desenvolvimento utilizando Java. Para programadores Domino, que na maioria das vezes não tem muita afinidade com Java, visto que o desenolvimento para Lotus Domino/Notes é baseado em @Formulas e LotusScript (uma variação do VBScrip), fica mais complicado a aderência dessa comunidade a esse novo mundo. Vendo esse cenário, a Lotus começou a investir na criação de ferramentas para facilitar o desenvolvimento de aplicativos para Java. Com a aquisição da Bowstreet, e o lançamento do Websphere Portlet Factory, o desenvolvimento em Java já começou a ficar mais simples. Mas com a existência de um grande número de desenvolvedores Domino a Lotus decidiu criar uma ferramenta muito parecida com o Lotus Domino Designer, que é o Lotus Component Designer. Com essa nova ferramenta, programadores Lotus Domino/Notes podem estar desenvolvendo componentes (portlets) para o WebSphere Portal sem a necessidade de estar aprendendo uma nova linguagem de programação. Neste post estarei falando um pouco mais sobre esse produto.

O Lotus Component Designer é um ferramenta de desenvolvimento baseada em documento, como o Lotus Domino Designer, seu objetivo é dar para o desenvolvedor uma possibilidade de criação de aplicações sem a necessidade de escrever código, ou muito pouco. Aplicações mais comuns encontradas em Lotus Component Designer são Relatórios de Despesas, Gerência de Projetos, Aprovação de Documentos, entre outros.

A base do Lotus Component Designer é o Eclipse 3.2. Nele você pode estar utilizando @Furmulas, JavaScripts, consumindo WebServices e integrando informações vindas das bases de dados do Lotus Domino no desenvolvimento da aplicação. Como repositório podemos estar utilizando o próprio repositório do Websphere Portal, ou um banco de dados remoto (DB2, Oracle ou SQL Server).



Figura 1 - Visão do Lotus Component Designer 6.0


Uma funcionalidade que a Lotus copiou do ambiente Domino foi a possibilidade de utilizar templates para a criação de novas aplicações. Junto com o Lotus Component Designer 6.0 são disponibilizados alguns templates como Blog, Contatos, Gerência de Projetos e Discussão.

Elementos do Lotus Component Designer 6.0

Para quem já trabalha com interface Eclipse, o Lotus Component Designer acaba sendo um pouco diferente, mas para as pessoas que utilizam o Lotus Domino Designer a interface é muito familiar. No Lotus Component Designer cada aplicação criada é considerada um Componente e dentro desse componente podem ser criados diversos elementos como Páginas, Conexões com Banco de Dados, entre outros.



Figura 2 - Visão do Lotus Component Designer 6.0 com descrição da interface












Elemento
Descrição
Component Options
Opções de configuração geral que podem ser aplicadas no componente. Por exemplo, você pode definir o estilo padrão, compartilhamento de controles customizados e recursos com outros componentes, definição da criação de portlets e opções de configuração dos dados do componente.
Pages
Páginas são como forumários no Lotus Domino Designer, nelas você pode estar construindo toda a interface de sua aplicação utilizando os elementos disponíveis na barra UI Controls. Essa barra de UI Controls pode aceitar elementos customizados, ou seja, caso você tenha um vários controles para compor o cadastro de clientes, você pode transformar esses controles em um único e reutilizar em outros componentes.
Custom Controls
Um controle customizado é uma coleção de controles de interface (UI) que são armazenados como um único objeto. Isso é similar a objetos de subforms usados no Lotus Domino Designer.
XML Schemas
O Lotus Component Designer armazena seus dados em Bancos de Dados relacionais, a estrutura de tabelas e definição de campos são criandos utilizando XML. Nesse elemento você estará definindo a estrutura de dados do seu componente.
View Queries
Diferente do Lotus Domino Designer, o View Queries é para você montar a "SELEÇÃO" da sua visão, toda a apresentação da visão deve ser feita em uma Página.
External Data
Você pode estar conectando seu componente a uma bando de dados relaciona, webserver ou até em uma base de dados do Lotus Domino.
Resources
Dentro de Resources você pode estar anexando figuras, Style Sheets e Script Library.
Composite Application
Neste item você pode estar configurando seu componente para trabalhar como uma aplicação composta dentro do WebSphere Portal. Por exemplo, você pode definir como os dados são trocados entre os portlets.


Criação de aplicações compostas

Aplicação Composta pode ser definida como uma aplicação construída através da combinação de componentes, de outras aplicações ou serviços.

Como o Lotus Component Designer 6.0 e o Websphere Portal 6 é possível a criação de aplicações compostas. Essa criação é bem simples, você pode ver o seqüência de criação de uma aplicação composta na figura 3.



Figura 3 - Criação de uma aplicação composta utilizando o Lotus Component Designer 6.0



Arquitetura do Lotus Component Designer 6.0

A arquitetura do Lotus Component Designer é bem simples.


  1. Na máquina do desenvolvedor é instalado o Lotus Component Designer que pode estar sendo utilizando com Windows ou Linux;
  2. O Lotus Component Designer faz a instalação dos componente no Websphere Portal através de sua ferramenta de Deployment;
  3. No Websphere Portal existe o Runtime para os componentes do Lotus Component Designer;
  4. Todos os dados do Lotus Component Designer são gravados no banco do portal ou em um banco externo ao do portal;
  5. Os componentes podem estar lendo dados vindos de entidades externas;
  6. Por fim, quando um usuário requisita uma página o Websphere Portal faz a gerência desta, verificando níveis se acesso do usuário, personalização, entre outros.



Figura 4 - Visão da Arquitetura do Lotus Component Designer 6.0


O Lotus Component Designer 6.0 pode se integrar com o Lotus Expeditor e irá se integrar com o Lotus Notes 8. O Lotus Expeditor é uma plataforma de construção de aplicações para desktop (Rich Client) e o Lotus Notes 8 utiliza essa plataforma em sua arquitetura. Com a integração entre o Lotus Component Designer 6.0 e o Lotus Expeditor, os benefícios são os seguintes:


  • Os componentes podem rodar off-line;
  • Preview da aplicação no Lotus Expeditor;
  • O Websphere Portal pode provisionar esses componentes no Lotus Expeditor.

Abaixo está o diagrama do Lotus Component Designer com o Lotus Expeditor:



Figura 5 - Visão da Arquitetura do Lotus Component Designer 6.0 com Lotus Expeditor




O Lotus Component Designer 6.0 é um produto que pode ser utilizado para desenvolver aplicações simples ou com uma complexidade média. Para desenvolvedores Lotus Domino eu acho que é um bom começo para estarem criando aplicações para o Websphere Portal.

Maiores informações sobre o produto podem ser encontradas aqui. Para detalhes técnicos você pode estar acessando o site do DeveloperWorks onde existe uma sessão somente sobre o Lotus Componente Designer com artigos bem interessantes.

O InfoCenter do produto pode ser encontrado aqui. No site Alphaworks você pode encontrar uma versão do Lotus Component Designer customizada para trabalhar com o Websphere Application Server 6.0 Express. A versão trail do Lotus Component Designer pode ser baixada através deste link.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Lotus Notes Beta 3

Pessoal,

foi disponibilizado o Beta 3 do IBM Lotus Notes 8. Para baixar essa versão entre no seguinte site NOTES BETA.

sábado, 19 de maio de 2007

Versão de teste do Lotus Sametime 7.5.1

Foi disponibilizado para teste a nova versão do Lotus Sametime 7.5.1, para baixar clique aqui. Você poderá utilizar essa versão de teste por 90 dias.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

IBM Lotus Sametime

O IBM Lotus Sametime é um programa de Instant Messaging que já existe desde 1998, com a simples funcionalidade de chat entre os usuários. Logo no ano seguinte já foi incorporado a funcionalidade de Instant Meetings. Ele sempre foi voltado para o mundo corporativo, ou seja, segurança já faz parte de sua filosofia desde a primeira versão. A evolução do Sametime não foi muito grande até o lançamento da versão 7.5 no ano passado (2006). Essa nova versão trouxe vários atrativos/funcionalidades para os usuários e alterações importantes também para o lado dos administradores. Abaixo podemos comparar a versão 7.0 do Lotus Sametime com a versão 7.5.
Versão 7.0 do Lotus Sametime
Versão 7.5 do Lotus Sametime
Figura 01 - IBM Lotus Sametime 7.0 x IBM Lotus Sametime 7.5

Uma das grandes mudanças da versão 7.5 foi a utilização do Lotus Expeditor como base para a interface do cliente. Para quem não sabe, o Lotus Expeditor é uma plataforma para construção de aplicações baseada em Eclipse. Maiores informações sobre o projeto eclipse podem ser encontradas aqui, e sobre o Lotus Expeditor neste link.

Outra funcionalidade colocada no Sametime 7.5, foi a possibilidade de fazer Voice Chat, ou seja, falar com outro usuário utilizando a mesma tecnologia de VOIP do Skype. Na maioria das ferramentas de Instant Messaging essa funcionalidade de comunicação por voz também é presente, mas com o Lotus Sametime você pode fazer uma conferência com 5 pessoas simultaneamente.

Aqui está uma relação das principais funcionalidades do Lotus Sametime 7.5:
Procura rápida Possibilidade de encontrar uma pessoa na sua lista de contatos ou no diretório de usuários da empresa.
Anúncio O usuário pode enviar um anúncio para um ou vários usuários.
Localização Quando o usuário se autentica no Lotus Sametime, pode estar colocando qual é sua localização atual e essa informação poderá ser vista pelos outros usuários.
Cartão de visita É o cartão de visitas dos usuários, pode ser visualizado simplesmente passando o mouse sobre o nome do usuário.
Comunidades Com o Lotus Sametime você pode se conectar em várias comunidades no mesmo cliente. Compreende-se uma comunidade um outro serviço de Lotus Sametime.
Área de Extensão Como o Lotus Sametime utiliza a plataforma Lotus Expeditor, pode-se criar plugins para extender o cliente do Lotus Sametime com aplicações como a consulta de valores de ações, ou a visualização de um workflow de aprovação com interação dos usuários.
Interface customizável A interface do Lotus Sametime pode ser customizada para receber o Logotipo e cores de uma organização.



Figura 02 - IBM Lotus Sametime 7.5




Figura 03 - IBM Lotus Sametime 7.5 - Visualização do cartão de visita.


Janela de Chat

Quando um usuário inicia um chat com outra pessoa ele encontrará várias funcionalidades nesta janela, veja a lista abaixo:
Transferência de arquivo Quando você está em um chat pode estar enviando para a pessoal com quem está falando um arquivo. A transferência pode ocorrer de ponto-a-ponto ou através do servidor, onde pode ser utilizada uma ferramenta de anti-vírus para fazer a verificação do arquivo. O administrador do Sametime pode estar bloqueando essa funcionalidade ou até criar regras para um usuário, vários ou grupos de usuários.
Cartão de visita As informações da pessoa com quem você fala na janela de chat ficam à amostra na parte superior.
Indicação de presença Os usuários podem habilitar nas preferências do Lotus Sametime que sejam avisados quando o status da pessoa com quem está falando mude apareça na janela de chat.
Correção ortográfica O Lotus Sametime faz a correção dos textos digitados instantaneamente. Dentre os dicionários disponíveis podemos encontrar o de Português do Brasil.
Emoticons Dentro do um chat os usuários podem mandar emoticons. O Lotus Sametime tem 19 emoticons configurados, mas se for permitido pelos administradores, podem ser incluídos outras imagens.
Segurança O chat dentro de Lotus Sametime é criptografado sem a necessidade de habilitar nada.
Captura de tela Caso seja necessário, um usuário pode capturar um tela (ou pedaço de tela) de seu computador e enviar para o outro usuário do chat.
Texto rico Os textos do chat podem conter Negrito, Itálico, entre outros recursos.
Indicação de hora Caso os usuários queiram, podem habilitar nas preferências a indição da Hora de recebimento/envio das mensagens.




Figura 04 - IBM Lotus Sametime 7.5 - Janela de Chat



Histórico de Bate-Papo

O Lotus Sametime permite que os usuários gravem os chat em seus computadores locais, desde que os administradores permitam. Para facilitar a visualização, o Lotus Sametime disponibiliza uma interface de consulta dos históricos gravados localmente.


Figura 05 - IBM Lotus Sametime 7.5 - Janela de Histórico de Bate-Papo



IBM Lotus Sametime 7.5.1

Em abril deste ano, foi feito o lançamento da versão 7.5.1. Nessa nova versão foram acrescentadas novas funcionalidades para o Lotus Sametime. Veja a lista abaixo:


Vídeo Ponto-a-Ponto

Os usuários podem falar por voz e vídeo na versão 7.5.1 do Sametime.


Figura 06 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Janela de Vídeo Ponto-a-Ponto


Tabbed Chat

Ao invés de se abrirem várias janelas de chat na tela de seu computador, você pode configurar o Lotus Sametime para abrir chats na forma de tabs.


Figura 07 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Tabbed Chat



Integração com MS-Office

Na versão 7.5.1 existe uma integração com o MS-Office. Dentro do Outlook os usuários podem ver se os usuários estão on-line no Lotus Sametime.


Figura 08 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Integração com o Microsoft Outlook




Dentro da agenda do MS-Outlook é possível criar uma reunião virtual no Lotus Sametime.


Figura 09 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Integração com o Microsoft Outlook


No MS-Word, Excel e PowerPoint é possível ver se um determinado usuário está on-line ou não com a utilização de Smarttags.


Figura 09 - IBM Lotus Sametime 7.5.1 - Integração com a utilização de Smarttags


Essas são algumas funcionalidade do Lotus Sametime 7.5.x. Para maiores detalhes de todas as funcionalidades, você pode estar consultado a página www.lotus.com/sametime. Abaixo você pode ver o vídeo do Lotus Sametime.

domingo, 13 de maio de 2007

Instalação do IBM Lotus ActiveInsight 6.0

Pessoal,

esse é um pequeno manual de instalação do Lotus ActiveInsight. Lembro que não é um manual oficial e sim um documento com dicas para uma instalação básica do produto. Para maiores informações sobre o produto entre no InfoCenter do Lotus ActiveInsight.

Verificando a configuração antes de instalar
  1. Verifique se não existe nenhuma versão anterior do Lotus ActiveInsight ou do WBSE;
  2. Verifique se o nome da portal server é WebSphere_Portal;
  3. Se o portal foi instalado como serviço do windows, verifique se o usuário que você está utilizando para a instalação tem direito de iniciar/parar o portal;
  4. Sempre consulte o InfoCenter do produto para ver todos os pré-requisitos do sistema.

Dica
Para verificar se seu usuário pode iniciar/parar o serviço do portal, utilize os seguintes comandos em uma janela de comando (cmd) do windows:
  • Iniciar o Portal: net start WebSphere_Portal_Service_name
  • Parar o Portal: net stop WebSphere_Portal_Service_name


Preparando para Instalar no Windows
  1. Inicie o DB2
  2. Inicie o WebSphere Portal
  3. Execute o programa de instalação
  • Modo gráfico
    • Dê um duplo clique no arquivo setup_cd\wbse_??\install.bat
  • Modo console
    • Abra uma janela de comando no windows (cmd)
    • Execute o comando setup_cd\wbse_??\install.bat -console

Preparando para Instalar no Linux e AIX
  • Execute o programa de instalação utilizando a conta root;
  • Adicione a conta root dentro do db2 instance manager group
    • Verifique o arquivo /etc/group e adicione a conta root no db2 instance group
  • Inicie o ambiente do db2 setando para o usuário root
    • Insight:/# . /home/db2inst1/.profile
  • Inicie o DB2
    • Insight:/ # db2start
  • Inicie o WebSphere Portal
    • Insight:/ # /opt/IBM/WebSphere/AppServer/profiles/wp_profile/bin/startServer.sh WebSphere_Portal
  • Execute o comando abaixo no diretório setup_cd/wbse_**/ para iniciar o programa de instalação
    • Insight:/ # ./install.sh
    • Insight:/ # ./install.sh –console (este comando utiliza o modo de console para instalação)

Instalação do Lotus ActiveInsight no Windows (Gráfico)

Após iniciar o programa de instalação você serão apresentadas as seguintes telas:


Selecione a linguagem para o sistema de instalação. Lembre-se, essa é a linguagem do sistema de instalação e não do sistema após instalado. Clique em OK para continuar.


Na tela de Welcome você pode ver mais informações sobre o Lotus ActiveInsight clicando no link "Launch Getting Started". Clique em NEXT para continuar.


Leia o licenciamento do produto, você também poderá imprimi-lo. Aceite o licenciamento e clique em NEXT para continuar.


Informe em qual diretório você irá querer instalar o Lotus ActiveInsight. Clique em NEXT.


Informe qual é diretório onde foi instalado o WebSphere Application Server (ex: drive:\ibm\WebSphere\AppServer). Se a segurança do WAS estiver habilitada selecione "Security is enabled for WebSphere Application Server". Clique em NEXT.


Selecione o diretório de profile do WebSphere Application Server (ex: drive:\ibm\WebSphere\profile\wp_profile). Clique em NEXT.


Preencha os campos com o nome e senha do administrador do WAS. Clique em NEXT.


Informe o diretório de instalação do WebSphere Portal e o nome/senha do administrador do Portal. caso seu portal esteja utilizando um LDAP selecione a opção "LDAP is enabled for WebSphere Portal". Clique em NEXT.


Selecione YES se o portal foi instalado como um serviço do windows e preencha qual é o nome do serviço no campo abaixo, caso contrário, selecione NO. Clique em NEXT.


Nesse ponto o programa de instalação irá fazer um check das informações. Após esse check serão apresentadas telas para a configuração do bando de dados.


Informe se o bando de dados, no caso DB2, é local ou remoto. Se o banco de dados for remonto informe o nome da instância. Clique em NEXT.


Informe qual é o diretório do DB2 Server ou DB2 Client que está instado no servidor. Entre com o nome do banco de dados e nome/senha do administrador do banco. O programa de instalação irá criar o bando de dados. Clique em NEXT. Em ambiente linux/AIX o diretório de instalação do DB2 é /home/db2instancename/sqllib.


Os campos JNDI e-mail background name/ JNDI e-mail foreground name são opcionais, na administração do Lotus ActiveInsight esse valores podem ser preenchidos. Clique em NEXT.

Após essa tela o programa de instalação irá fazer um check das informações do banco de dados.


Informa uma senha que será utilizada pelo componente de WebService do Lotus ActiveInsight. Clique em NEXT.


Informe o fully qualified domain name do servidor (ex: portal.lotus.com.br). Clique em NEXT.

Após esse tela o programa de instalação irá mostrar algumas informações sobre as opções selecionadas, clique em NEXT para iniciar a instalação do Lotus ActiveInsight.

Lembrete: Esse é um manual para auxiliar na instalação do produto em um ambiente simples. É recomendado você verificar o manual do sistema para pegar as informações completas sobre a instalação.

Inauguração

Bom, como está em moda a utilização de blogs, estou fazendo a inauguração do meu. Esse blog tem como objetivo falar de qualquer assunto, mas principalmente sobre Tecnologia da Informação que é minha formação.

Aproveitem e comentem as informações aqui postadas.

Edson Oliveira