terça-feira, 18 de setembro de 2007

Lotus Connections 1.0.1 Pilot


A pouco tempo foi lançada a versão 1.0.1 do Lotus Connectons. Dentro desta nova versão um dos principais pontos é a instalação do Lotus Connections em um ambiente para piloto, ou seja, uma instalação customizada e bastante simples para que você consiga testar todas as funcionalidades dessa ferramenta que pode ajudar o seu trabalho.

Para quem não conhece, o Lotus Connections é um produto que traz para o ambiente corporativo as principais novidades de Web 2.0, que podem ajudar muito na produtividade dos funcionários. As ferramentas disponíveis no Lotus Connections são:
Profiles
Encontre a pessoa que você precisa.
Communities
Trabalhe com pessoas para compartilha interesses comuns e experiências.
Blogs
Apresente suas melhores ideias e aprenda com os outros.
Dogear
Salve e compartilhe seus favoritos.
Activities
Organize seu trabalho e crie atividades trabalhando com sua rede profissional.


Esse post é para demonstrar como a instalação do Lotus Connections em um ambiente piloto funciona. Todas essas informações eu retirei do InfoCenter do Lotus Connections 1.0.1.

Iniciando a Instalação

O primeiro passa é verificar os pré-requisitos antes da instalação, o hardware e software necessários podem ser encontrados aqui.

O segundo passo é configurar um arquivo de usuários. Esse arquivo será utilizado pelo programa de instalação para criar os usuários dentro do Lotus Connections. O programa de instalação já fornece um arquivo de usuários com nomes genéricos (test1, test2, test3, etc.). Se você quiser montar um com o nome dos seus usuários siga as instruções do InfoCenter. Abaixo está um exemplo do arquivo de usuários fornecido pelo Lotus Connections.

uid=test1,pwd=passw0rd,cn=test1,sn=test1,mail=test1@cn.ibm.com,mobile=12345678
uid=test2,pwd=passw0rd,cn=test2,sn=test2,mail=test2@cn.ibm.com,mobile=12345678
uid=test3,pwd=passw0rd,cn=test3,sn=test3,mail=test3@cn.ibm.com,mobile=12345678

Antes de iniciar a instalação do Lotus Connections no Windows 2003 é necessário a alteração do registro e você deve verificar os diretos do usuário que está utilizando para fazer a instalação. Essas informações estão explicadas aqui.

Após passar por esses requisitos, podemos iniciar a instalação do Lotus Connections.

Instalando o Lotus Connections

Inicie o programa de instalação e veja abaixo os passos:
Selecione o idioma para o programa de instalação. Clique em OK para continuar
Aqui é apresentada uma descrição do programa de instalação. Clique em NEXT.
Aceite o licenciamento do Lotus Connections e clique em NEXT para continuar.
Informe em qual diretório será instalado o Lotus Connections. Recomendo não utilizar diretórios que tenham em seu nome espaço. Após informar a localização clique em NEXT.
Informe o nome e senha para o administrador do Websphere Application Server. Eu use o padrão para nome, ou seja, wasadmin. Clique em NEXT.

Esse usuário será utilizado para administrar o WAS e também para para o servidor.
Esse pilot instala o DB2 como repositório de dados. No programa de instalação também é solicitado um administrador para o db2. Novamente deixei o padrão db2admin. Clique em NEXT.
Nessa tela você pode selecionar quais são os módulos que você quer testar. Como é um piloto vale a pena selecionar todos, para que você consiga ver melhor as facilidades do Lotus Connections. Clique em NEXT.
Informe qual é o endereço para acessar o Lotus Connections. Você pode deixar essa configuração pronta no windows, assim o sistema de instalação já detecta automaticamente. No meu caso o endereço é http://connections.lotus.com.br. Clique em NEXT.
Nessa tela o programa de instalação mostra todas as configurações selecionadas. Quando você clicar em NEXT o programa vai iniciar a instalação do Lotus Connections.
Após o termino da instalação o programa irá mostrar uma mensagem informando o sucesso ou não da instalação. Clique em NEXT para continuar.
Nesse ponto o programa de instalação irá perguntar qual arquivo de usuários que você vai querer utilizar para popular o Lotus Connections. Esse é o arquivo que você montou no item de pré-requisitos ou pode estar utilizando o arquivo que o programa de instalação fornece. Após selecionar o arquivo clique em NEXT.
Após o sistema criar todos os usuários, será apresentada uma mensagem informando o sucesso ou não da operação. Clique em Finish para encerrar o programa de instalação.


Esses são os passos para a instalação do Lotus Connections em modo piloto.

Iniciando o Lotus Connections

Para iniciar o Lotus Connections é bastante simples. Veja a figura abaixo com a ilustração de como iniciar o programa. Lembre-se que você só precisa iniciar o servidor de aplicações para que todos os módulos do Lotus Connections sejam iniciados.


Figura 01 - Iniciando o Servidor de Aplicações



Com o servidor iniciado, você já pode acessar os módulos do Lotus Connections. Para acessar os módulos abaixo segue a lista de endereço:
  • Profiles  - http://<Fully Qualified Host Name>:9080/profiles
  • Communities - http://<Fully Qualified Host Name>:9080/communities
  • Blogs - http://<Fully Qualified Host Name>:9080/blogs
  • Dogear - http://<Fully Qualified Host Name>:9080/dogear
  • Activities -  http://<Fully Qualified Host Name>:9080/activities


Figura 02 - Acessando o módulo de Profiles


Se você quiser parar o servidor, basta selecionar a opção de "Parar o Servidor" e informe o nome e senha do administrado do WAS.

Com isso os principais pontos para a instalação do Lotus Connections foram mostrados. Para maiores detalhes acesse o InfoCenter.

Nenhum comentário: